Menu

Capacitação profissional, desenvolvimento socioeconômico regional e mais esperanças e oportunidades para jovens são resultados do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo Federal, desenvolvido em Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). Nesta segunda-feira, dia 23, cerca de 300 estudantes dos municípios de Ilhéus e de Itabuna, receberam o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos no primeiro semestre deste ano.
A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus e contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro,dos secretários Estaduais de Turismo Domingos Leonellie de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, representando o governo do Estado, o vice-prefeito de Itabuna Wenceslau Junior, além de outras autoridades.A cerimônia foi transmitida em tempo real pela rádio Borg FM online, teve início com o pronunciamento do professor e titular da SDS Jamil Ocké. “O Pronatec é um presente para os jovens e adultos de Ilhéus que necessitam de qualificação e requalificação profissional”.
Após receber o diploma, o jovem Ricardo Antônio da Silva, que concluiu o curso de Auxiliar Administrativo, teve a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada pelo empresário Crispim Pereira. “É preciso que todos os empresários tenham a iniciativa de dar oportunidade aos jovens para que eles possam por em prática o que aprenderam e somar forças para fazer com que a empresa cresça”, destacou Pereira. Segundo Ricardo, “a chance de poder trabalhar é única e vou aproveitar para ganhar mais conhecimento e evoluir dentro da empresa”.
Qualificação – O prefeito Jabes Ribeiro ressaltou que a qualificação da mão de obra é uma ação importante para o desenvolvimento do município.  “É necessária a ampliação de oportunidades para que esses jovens possam atuar nas suas áreas de competência, oferecendo serviços mais qualificados e condizentes com as atuais necessidades das empresas e usuários”. Asecretária estadual Moema Gramacho acredita que “os cursos são fundamentais para que as pessoas e famílias contempladas peloCadÚnico possam ter a chance de conseguir uma qualificação profissional para ter reais oportunidades de competir no mercado de trabalho”.
Para o secretário Domingos Leonelli, “a qualificação profissional é um dos pilares que sustenta a área do turismo e esses cursos são muito importantes, pois trazem para o nosso Estado um serviço bem prestado que gera uma maior economiapara a região”. Do mesmo modo, acredita o jovem de 21 anos, Maincon Douglas Soares, que recebeu o certificado do curso de Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos. “Esse curso com certeza irá abrir portas para que eu possa ingressar no mercado de trabalho”, destacou.
Receberam o certificado os estudantes dos cursos de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar Administrativo, Agente de Alimentação Escolar, Camareira em Meios de Hospedagem, Montador de Computador, Operador de Computador, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos e Fotógrafo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top