O TikTok planeja encerrar seu serviço de música em novembro, fechando um experimento de anos para competir com a Spotify e a Apple. Em vez de competir com serviços de streaming de música, o TikTok vai direcionar os usuários para eles por meio de seu recurso “Adicionar ao App de Música”, afirmou a empresa em um comunicado nesta terça-feira (24).
De acordo com informações do portal InfoMoney, o TikTok Music ficará offline no dia 28 de novembro e os dados dos clientes serão excluídos, informou a divisão de música em uma postagem em seu site. Os usuários foram orientados a transferir suas playlists para outros serviços até, no máximo, 28 de outubro.
O recurso, que foi introduzido no ano passado, permite que os usuários salvem faixas que gostam no TikTok em playlists em serviços parceiros, como Spotify, Apple Music e Amazon.
A ByteDance, proprietária da TikTok, criou o serviço de música para aproveitar o poder e a popularidade do aplicativo entre os fãs de música. Os vídeos do TikTok têm sido creditados pelo surgimento de músicas de sucesso e novos artistas, levando a conflitos com gravadoras que exigiram pagamentos mais altos pelo uso de seus clipes.
No início deste ano, a Universal Music teve um impasse de meses que resultou na retirada de artistas como Drake e Rihanna da plataforma.
O aplicativo de música, originalmente chamado Resso, foi lançado inicialmente em 2019, na expectativa de que a empresa pudesse canalizar usuários do TikTok para um novo serviço de música independente. Ele estava disponível no Brasil, Indonésia, Austrália, México e Cingapura.
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