Com a licença prévia expedida pelo Ibama, está confirmada a construção
do Porto Sul no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, sul da Bahia. O
documento é válido por dois anos e apresenta normas que vão servir de
base para o projeto final.
Algumas alterações determinadas pelo órgão já haviam sido feitas,
informa o governador Jaques Wagner. “A primeira delas foi descer o
empreendimento 5 km em direção a Ilhéus, o que, para o Ibama, teria
impacto ambiental inferior".
"Além disso, são 39 condicionantes, normais em uma licença prévia,
porque se trata de um conjunto de normativas que diz que o porto é
possível e que poderemos começar a instalação observando estas normas”.
Com um investimento de R$ 3,5 bilhões, a geração de 2 mil empregos
durante a construção e mais 1.300 durante a operação, o Porto Sul será o
ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do
Governo Federal.
Ela ligará Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia. Segundo o
secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, a expectativa é de que já
no primeiro semestre do ano que vem seja obtida a licença de implantação
do Porto Sul.
“O objetivo agora é realizar as condicionantes da licença prévia, para
obtermos e Licença de Instalação acreditamos que até meados do ano que
vem já estaremos em fase de construção, pronto pra iniciar a obra”.
O Porto Sul vai contar com um terminal público do Governo do Estado e um
privado, que servirão para escoar produtos como minério de ferro, soja,
etanol e fertilizantes.
Para o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, “do ponto de vista
de uma visão de desenvolvimento do Estado ter uma ferrovia que integra
várias regiões, e um porto que serve para entrada e saída de
mercadorias, é uma vitória".
"Além disso é um investimento em infraestrutura que talvez seja o maior
dos últimos 50 anos e que muda a lógica de desenvolvimento da Bahia,
principalmente para região sul, do semi árido e do oeste”.
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