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Com a licença prévia expedida pelo Ibama, está confirmada a construção do Porto Sul no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, sul da Bahia. O documento é válido por dois anos e apresenta normas que vão servir de base para o projeto final.

Algumas alterações determinadas pelo órgão já haviam sido feitas, informa o governador Jaques Wagner. “A primeira delas foi descer o empreendimento 5 km em direção a Ilhéus, o que, para o Ibama, teria impacto ambiental inferior".

"Além disso, são 39 condicionantes, normais em uma licença prévia, porque se trata de um conjunto de normativas que diz que o porto é possível e que poderemos começar a instalação observando estas normas”.

Com um investimento de R$ 3,5 bilhões, a geração de 2 mil empregos durante a construção e mais 1.300 durante a operação, o Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal.

Ela ligará Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia. Segundo o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, a expectativa é de que já no primeiro semestre do ano que vem seja obtida a licença de implantação do Porto Sul.

“O objetivo agora é realizar as condicionantes da licença prévia, para obtermos e Licença de Instalação acreditamos que até meados do ano que vem já estaremos em fase de construção, pronto pra iniciar a obra”.

O Porto Sul vai contar com um terminal público do Governo do Estado e um privado, que servirão para escoar produtos como minério de ferro, soja, etanol e fertilizantes.

Para o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, “do ponto de vista de uma visão de desenvolvimento do Estado ter uma ferrovia que integra várias regiões, e um porto que serve para entrada e saída de mercadorias, é uma vitória".

"Além disso é um investimento em infraestrutura que talvez seja o maior dos últimos 50 anos e que muda a lógica de desenvolvimento da Bahia, principalmente para região sul, do semi árido e do oeste”.

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