O Ministério da Saúde divulgou nota de alerta sobre o Acidente Vascular Cerebral – tipos, sintomas e formas de prevenção da doença – por ocasião do Dia Mundial do AVC, lembrado neste sábado (29).
Considerado uma das maiores causas de morte e incapacidade em todo o mundo, o AVC, também conhecido como derrame, é, segundo o Ministério da Saúde, a causa mais frequente de óbito na população adulta no Brasil e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares da rede pública.
O AVC é uma doença classificada como tempo-dependente. Quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa. Por isso, é fundamental identificar os sinais de alerta rapidamente para encaminhamento do paciente ao hospital.
Dentre os principais sintomas estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão e no equilíbrio; tontura ou mudança no jeito de andar; além de dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos casos de AVC permanecem sem origem definida mesmo após extensa investigação. Por isso, recomenda-se, como forma de prevenção, fazer o controle da pressão regularmente, do diabetes e do colesterol; suspender o hábito de fumar; praticar exercícios físicos e adotar uma alimentação balanceada e saudável.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília
0 Comments:
Postar um comentário