O evento religioso é realizado pela Diocese de Ilhéus, sendo que o primeiro aconteceu em 1986, em Wenceslau Guimarães. O movimento de expressão popular tem entre seus objetivos denunciar a situação de degradação do meio ambiente e fazer uma reflexão sobre os problemas sociais.
Segundo a organizadora regional diocesana de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Ana Maria dos Santos Santos, durante a romaria não podem faltar assuntos como a fé e luta pela terra. Ela explica que é uma oportunidade para denunciar as formas de destruição do planeta.
Preservação
Neste ano, Itacaré foi o local escolhido para a realização da 9ª Romaria da Terra e das Águas. Os participantes vão caminhar pelas ruas e, em seguida, sair em embarcações pelo Rio de Contas. “A destruição do meio ambiente e a desigualdade social são problemas de toda a sociedade”, diz Ana.
Outro assunto presente é o direito do ser humano de viver com dignidade, com qualidade de vida. O evento ainda deve mostrar a realidade do homem do campo, as dificuldades que enfrenta e a luta diária para manter sua família.
A organizadora regional de CEBs explica que o objetivo é também promover uma reflexão sobre a importância de colocar as florestas e os mananciais entre os temas centrais para a manutenção da vida no planeta. “É possível ter desenvolvimento com mais equilibro e mais justiça social”.
Dom Mauro
A Romaria da Terra e das Águas é coordenada pelo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, conta com o apoio dos padres e a parceria de movimentos sociais como a Comissão Pastoral da Terra, Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Comunidades Eclesiais de Base.
Ana Maria afirma que é um evento não só da comunidade católica, “mas de todos que estão preocupados com a destruição das matas, poluição dos rios e com relações respeitosas, com ética, entre as pessoas”. O evento é um dos maiores do interior da Bahia e será realizado em 10 de junho.
Além da caminhada, a Romaria contará com celebração de missa, partilha e apresentações culturais. A chegada das caravanas a Itacaré está prevista para às 7h30 e a caminhada dos romeiros deve acontecer às 8h30. O evento deve reunir católicos de 25 municípios do sul da Bahia.
Na foto, Dom Mauro com o Papa Bento XVI.
0 Comments:
Postar um comentário