Menu

Neste sábado, dia 24 de setembro, acontece em Ilhéus, o “Dia D” da campanha de atualização das cadernetas de vacinação, para crianças menores de cinco anos de idade e entre nove e 14 anos, que tenha a imunização de doses em atraso. A ação tem como objetivo de reduzir o índice de doenças imunoprevisíveis (tétano, difteria, caxumba, entre outras), no município e região.

A programação para atualizar os cartões é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e Ministério da Saúde. Começou na última segunda-feira, 19, e prossegue até a próxima sexta, dia 30 de setembro, como parte da mobilização nacional de multivacinação.

De acordo com Antônio Firmo, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesau, em função da modificação e dinamismo da imunização, os profissionais foram qualificados para atender ao público. “Antes do início dessa campanha, os servidores envolvidos passaram por uma atualização em multivacinação. O programa de imunização tem sua dinâmica avançada, antes contava com cinco vacinas, hoje com 14, dentre elas, BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP) e oral poliomielite (VOP)”, ressaltou.

Locais de vacinação - A campanha acontece de segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde, nos seguintes Postos de Saúde da Família (PSFs): Vilela I; Nossa Senhora da Vitória; Herval Soledade, no Pontal; Centre de Saúde do Hernani Sá; Sarah Kubitscheck, no Malhado; Euler Azaro, no Teotônio Vilela e do Salobrinho. Também no Centro de Atendimento Especializado III (CAE III), antigo Sesp, na Avenida Canavieiras.

Os postos de saúde do Ilhéus II e Vila Cachoeira funcionarão apenas pela manhã. As unidades do Iguape e Banco da Vitória participarão da ação apenas no turno da tarde. Neste sábado, 24, o “Dia D”, a campanha contará com o reforço de mais dois centros: os PSFs Vilela III e no bairro Conquista, além de todos os locais citados anteriormente, com exceção do PSF Vilela I.
 
Top