Menu

Por meio de diversos serviços, disponibilizados na rede de atenção básica do município, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus deu início às comemorações pelo Dia do Idoso, celebrado em todo o país no próximo sábado, 1º de outubro. O titular da Sesau, Antônio Ocké, lembra que a programação começou no último dia 22, no bairro Teotônio Vilela,              na zona oeste da cidade, com a realização de um grande Mutirão de Saúde.


O secretário afirma que, além de fortalecer as políticas voltadas para a promoção da saúde do idoso, as ações também têm a função de valorizá-lo. “Queremos não apenas aproximar nossos serviços dos idosos da cidade, mas, também, desenvolver atividades capazes de contribuir para o aumento de sua autoestima, integração e participação na sociedade”, revela.

A coordenadora do Departamento de Atenção Básica do Município, Bárbara Christian, destaca que, como parte das atividades, na última sexta-feira, 23, a Prefeitura de Ilhéus promoveu um Mutirão de Saúde no Abrigo São Vicente de Paulo, instalado na avenida Brasil, no bairro Conquista. Segundo Bárbara, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e hepatite, consultas com clínico geral e palestras sobre nutrição e métodos de escovação, além de música e sorteio de brindes.

Bárbara ressalta que as atividades em favor dos idosos prosseguem até o dia 1º de outubro em vários centros básicos e unidades da ESF (Estratégia Saúde da Família). “Entre elas, Basílio I e II, que, desde segunda-feira passada, dia 26, oferecem serviços diversos, como palestras sobre higiene pessoal, doenças mais comuns ligadas ao envelhecimento, cuidados      para evitar a diabetes e prevenção contra possíveis quedas”, adianta.

Outras Unidades – Com uma equipe multidisciplinar formada por cerca de 35 profissionais, entre os quais médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiras, terapeutas e técnicos em enfermagem, as atividades também contam com o apoio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Durante esta semana, a programação será desenvolvida, entre outras, nas unidades do Nelson Costa, Teotônio Vilela (I, II, III e IV) e Nossa Senhora da Vitória (I, II e III). “É importante salientar que, a partir de segunda-feira, 3, já estaremos trabalhando outras duas políticas: a saúde da criança e a saúde da mulher, com mais uma Campanha Outubro Rosa”, enfatiza.

Dia do Idoso – Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Mas, em 1999, a Comissão de Educação do Senado instituiu a presente data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade. Ou seja, a realidade do idoso nas questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade e aposentadoria. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de outubro, em 2006, foi criada outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que, desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, uma vez que essa lei criou o Conselho Nacional do Idoso.
 
Top