Menu

 

Reagentes necessários para realizar exames de RT-PCR para detecção simultânea de zika, dengue e chikungunya estão em falta parcialmente por conta da guerra na Ucrânia, informou nesta segunda-feira (16) a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A vigilância das arboviroses é feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), além de 12 laboratórios municipais de referência, usando os reagentes fornecidos pela Coordenação Geral dos Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), do Ministério da Saúde. A quantidade de reagentes fornecidos não tem seguido o que está sendo solicitado, diz a Sesab.

O Lacen foi informado de maneira não oficial que o desabastecimento acontece por conta do lockdown em parte da Ásia, onde a matéria-prima dos insumos é produzida, assim como a guerra na Ucrânia, que compromete o transporte das importações mundialmente.

Até a regularização do fornecimento dos insumos, ou até a conclusão dos processos de compra, inaugurados pela Lacen na semana passada, as ações de vigilância laboratorial ficarão comprometidas na Bahia, diz a Sesab. A pasta iniciou processo para comprar todos os itens em quantidade crítica para manter estoques.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top