Roger Moreira, líder da banda Ultraje a Rigor, e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), tiveram um embate no X (antiga plataforma Twitter) nesta quinta-feira (14/12). A discórdia surgiu após Ferreira postar um vídeo sobre o falecimento súbito do cantor gospel Pedro Henrique durante uma apresentação na Bahia, onde sofreu um infarto fulminante.
Nikolas Ferreira, ao compartilhar o vídeo da queda do cantor no palco, questionou se a morte súbita de jovens se tornaria uma ocorrência habitual. No entanto, embora ele não tenha menciononado a vacinação contra a Covid-19 em seu post, alguns usuários fizeram tal associação nos comentários. Há uma frequente disseminação de teorias sem fundamentação que vinculam erroneamente vacinas contra a Covid-19 a efeitos adversos graves ou óbitos.
Em resposta, Roger Moreira, conhecido também por sua influência digital no meio conservador, criticou o deputado em um retweet: “Não faça suposições tolas, Nikolas. Isso pode manchar sua reputação”, aconselhou o vocalista.
Por sua vez, Nikolas Ferreira respondeu, indicando a existência de diversos casos de mortes súbitas entre jovens, sem, contudo, fornecer dados concretos para embasar sua afirmação.
É importante ressaltar que várias pesquisas já atestaram a segurança e a eficácia das vacinas contra a Covid-19. Um estudo do Ministério da Saúde de 2021 revelou que o risco de morte por Covid-19 é 56,6 vezes maior do que o risco de sofrer um evento adverso grave após a vacinação.
0 Comments:
Postar um comentário