Menu

 Suor: qual é a função e quando é um problema?

Suor: qual é a função e quando é um problema?

Muita gente se incomoda com ele, mas o suor possui importantes funções no corpo humano
8 Dezembro 2023

 

Todo mundo transpira – uns mais, outros menos. Mas, afinal de contas, para que serve o suor? A principal função dele é a regulação da temperatura do corpo, mas tem mais.

 

99% do suor é composto por água. Por isso a importância de manter a hidratação e repor o estoque do corpo. Aqui você confere informações sobre a transpiração e sua vitalidade para o organismo.

 

Confira:

Por que suamos?

Porque algumas pessoas suam mais

O que é hiperidrose ou suor excessivo?

 

 

 

Por que suamos?

 

Além da água, o suor é também composto por sais minerais. O processo de transpiração regula a temperatura do corpo e elimina toxinas. Quando o hipotálamo, região do cérebro, detecta um aquecimento do organismo, ele avisa às glândulas sudoríparas que está na hora de trabalhar.

 

Essas pequenas glândulas são numerosas (uma pessoa tem cerca de três milhões) e funcionam como uma espécie de tubo. As sudoríparas estão localizadas nas mãos, pés, virilhas, axilas e cabeça, entre outras regiões.

 

No verão, um adulto pode perder entre 2 e 2,5 litros de água por suor diariamente.

 

Manter a hidratação é fundamental para que o corpo funcione bem e não se desidrate. A quantidade de água que um adulto deve tomar por dia varia de acordo com suas necessidades. A média é de 35 ml por quilo do peso corporal.

 

Segundo o Ministério da Saúde, para muitos a ingestão diária de dois litros é suficiente. Já outros, como esportistas, podem precisar de três, quatro ou mais.

 

Porque algumas pessoas suam mais?

Suor e hidratação

 

Normalmente os homens suam mais do que as mulheres, pois as glândulas masculinas são mais ativas. Pessoas com um índice de massa corporal mais alto e/ou que se exercitam mais também produzem mais suor.

 

As pessoas que possuem maior massa corporal suam mais por conta do esforço físico intenso feito para se movimentar, já as que praticam atividade física frequentemente, porque têm um organismo mais acelerado, que gera mais calor.

 

Por fim, as emoções também têm uma conexão com o processo de transpiração. Ao ficar nervoso e ansioso é comum que alguém transpire.

 

Porém, há um quadro em que o suor é excessivo e não tem relação primária com as emoções, conhecido como hiperidrose.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top