A cobertura das enchentes trágicas que causaram calamidade no Rio
Grande do Sul fez as TVs brasileiras baterem recorde de audiência do ano
com noticiários. A Globo foi a emissora que teve os melhores
resultados, mas outras emissoras também se beneficiaram, segundo Gabriel
Vaquer, do jornal Folha de S. Paulo.
O Jornal Nacional, principal telejornal do Brasil, alcançou 66
milhões de brasileiros entre os dias 6 e 11 deste mês. Foi a semana de
maior alcance de 2024. Os dados são do Kantar Ibope e foram obtidos pelo
F5 —seção de entretenimento da Folha.
No dia 6, o JN marcou a maior audiência desde outubro de 2023 em São
Paulo, com 26 pontos de média. Cada ponto equivale a 191 mil
telespectadores na capital paulista.
Já o Bom Dia Brasil, que nos últimos dias foi ancorado por Ana Paula
Araújo direto do Sul, alcançou 29 milhões de pessoas na última semana.
No dia 7, o telejornal registrou 10 pontos, a maior audiência às terças
desde novembro de 2022.
Fantástico
Após críticas recebidas pela edição do dia 5, o Fantástico fez uma
edição no último domingo (12) com uma cobertura especial da tragédia. A
revista eletrônica foi vista por 33 milhões de pessoas em todo o Brasil,
maior índice do ano, e marcou 18 pontos na capital paulista.
Encontro
Os programas de entretenimento da Globo também subiram. O Encontro
com Patrícia Poeta marcou 8 pontos em São Paulo, acima de sua média
habitual, e foi integralmente dedicado ao tema. Já o Mais Você teve mais
de 60% das pautas abordando a tragédia.
Patrícia Poeta comandou edições do Encontro na semana passada direto
do Rio Grande do Sul. A partir desta quarta-feira (15), as repórteres
Valéria Almeida e Luiza Zveiter entram ao vivo no Encontro e no Mais
Você diretamente do Sul do país.
GloboNews
A GloboNews, com equipes no Rio Grande do Sul desde o início da
tragédia das chuvas, lidera a audiência entre os canais de notícias da
TV por assinatura desde o início de maio. Entre 2 e 11 deste mês, mais
de 8,2 milhões de pessoas passaram pelo canal.
Em relação às quatro semanas anteriores, o canal de notícias do Grupo
Globo ampliou sua audiência em 47%, com programas ultrapassando a marca
de 1 ponto no Ibope PNT da TV paga. Cada ponto equivale a 110 mil
pessoas.
Na última quinta-feira (9), a GloboNews ficou em primeiro lugar entre
todos os canais de TV paga durante transmissão do resgate do cavalo
Caramelo, em Canoas, na faixa entre 11h05 e 12h26. Foram 2 pontos de
média e 21% de participação, um crescimento de 191% em comparação com as
quatro quintas anteriores.
Altas Horas
No próximo sábado (18), o Altas Horas também exibe programa
inteiramente dedicado ao RS, com homenagens e incentivo para novas
doações. Já entre 7 e 9 de junho, a Globo e o Multishow vão exibir o
festival Salve o Sul, organizado por artistas e que será realizado em
São Paulo para arrecadar dinheiro paras as vítimas das enchentes.
Record
O Cidade Alerta, ancorado por Luiz Bacci, também foi bem e conseguiu
15% mais público que nas quatro semanas anteriores na semana passada,
alcançando picos de 11 pontos na Grande São Paulo.
Band
Na Band, o Jornal da Band elevou em 10% seus números, e marcou 4,5 pontos de audiência na semana passada.
SBT e RedeTV! não tiveram aumento de audiência em seus jornalísticos.