Não é novidade que as vitaminas e minerais melhoram a saúde geral. Mas você sabia que alguns desses nutrientes proporcionam benefícios específicos para a saúde auditiva? Vitaminas A e C, magnésio, potássio, esses e outros suplementos podem desempenhar um papel importante no cuidado dos ouvidos.
O suplemento Zumbix, por exemplo, ajuda na saúde auditiva e alivia o zumbido no ouvido, um problema que, embora não pareça, é bastante comum. Segundo um estudo publicado pela revista científica JAMA Neurology, em 2022, cerca de 14% da população mundial adulta sofre com zumbido (ou tinnitus). Essa condição afeta particularmente adultos mais velhos, embora possa ocorrer em qualquer idade.
O chamado zumbido é um som no ouvido que vem de fontes externas, portanto não pode ser ouvido por outras pessoas. Este acufeno pode ser suave ou alto, afetar um ou ambos os ouvidos e pode ser percebido constantemente ou de forma intermitente. O Zumbix é um suplemento natural com vitaminas do complexo B, magnésio, ginkgo biloba, e outros compostos que promovem a circulação sanguínea e a saúde auditiva.
Vale destacar que as pessoas que apresentam zumbido no ouvido, em boa parte dos casos, irão necessitar de aparelhos auditivos. Essa alternativa é um avanço significativo para esta patologia. Mas cabe ao médico otorrino identificar com mais detalhes o problema para dar o diagnóstico preciso, orientando o melhor tratamento.
Se você tem interesse em prevenir ou melhorar problemas auditivos, abaixo estão as melhores vitaminas e minerais para suplementação. Alguns nutrientes, de fato, podem ajudar você a cuidar e fortalecer seu sistema auditivo. Vale a pena também pesquisar seus suplementos nos melhores marketplaces, aproveitando os períodos de preços baixos para comprar com ofertas ou descontos.
Vitaminas para a saúde do ouvido
As vitaminas são substâncias necessárias para manter uma boa saúde. O corpo humano não produz vitaminas suficientes por si só, por isso para chegar aos níveis ideais é necessário consumir uma variedade de alimentos ricos em vitaminas ou adicionar suplementos à dieta. Algumas vitaminas, inclusive, podem ajudar a melhorar a audição e prevenir a perda auditiva.
Ácido fólico
Baixos níveis de ácido fólico (ou vitamina B9) estão associados a uma maior incidência de perda auditiva. O ácido fólico parece ajudar o corpo a metabolizar a homocisteína, um aminoácido que pode reduzir e prejudicar o fluxo sanguíneo para o ouvido interno e outras partes do corpo.
O ácido fólico também é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, moléculas que se formam pelo estresse, como barulho excessivo ou som alto. A atividade dos radicais livres pode reduzir o fluxo sanguíneo no ouvido interno e danificar as células sensoriais necessárias para uma audição saudável. Uma vez destruídas, essas células não voltam a crescer.
Alimentos ricos em ácido fólico incluem carnes, espinafre, brócolis, ervilha, feijão, frutas cítricas, aspargos e levedo de cerveja. Alguns são obrigatoriamente enriquecidos, como a farinha de trigo e a de milho, que devem conter o mínimo de 150 mcg de ácido fólico para cada 100 g.
Vitamina D
A vitamina D mantém os ossos do ouvido médio fortes. A deficiência de vitamina D pode danificar os ossos por todo o corpo, incluindo o trio de ossos pequenos do ouvido médio. Sem vitamina D, essa estrutura pode enfraquecer, reduzindo a capacidade auditiva.
Essa vitamina é necessária em todas as idades, mas é especialmente importante para adultos mais velhos que, por razões metabólicas e ambientais, muitas vezes retêm menos deste mineral.
Para obter uma quantidade maior de vitamina D, além da exposição aos raios solares, é indicado o consumo de sardinha, salmão, atum enlatado, cogumelos, gema de ovo e laticínios.
Vitaminas A e C
Uma dieta rica em vitamina C e betacaroteno (vitamina A) reduz o risco de perda auditiva, protegendo as células do ouvido interno dos danos causados pelos radicais livres. A ação antioxidante presentes nessas vitaminas bloqueiam a produção excessiva desses radicais livres, que podem danificar as células do ouvido.
Além disso, a suplementação com vitaminas A e C antes da exposição a ruídos altos pode ajudar efetivamente a prevenir danos auditivos induzidos por ruído.
A vitamina A está presente no queijo, manteiga, ovos cozidos e fígado; a vitamina C é encontrada nos cítricos, pimentão, brócolis, espinafre, couve, salsinha, tomate, melão, entre outros.
Minerais para a saúde auditiva
Estudos mostram que certos minerais podem ajudar ou melhorar as condições do ouvido, corrigindo a perda auditiva relacionada à idade, infecções e zumbido no ouvido.
Potássio
O potássio é responsável por regular a quantidade de líquido no sangue e nos tecidos do corpo. Pesquisas apontam que o fluido no ouvido interno precisa de potássio para o processo de conversão do som em impulsos nervosos que são enviados ao cérebro.
Os níveis de potássio no ouvido interno diminuem com a idade e isso pode contribuir para a perda auditiva progressiva. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em potássio para ajudar a manter o delicado funcionamento do ouvido interno.
Além dos suplementos de potássio, esse mineral pode ser encontrado nos alimentos. Uma dieta rica em potássio consiste em adicionar ao cardápio espinafre, abacate, banana, inhame, feijão, tomate, passas, damasco, iogurte e leite.
Magnésio
O magnésio ajuda a combater os efeitos dos radicais livres emitidos durante ruídos altos, quase como uma barreira protetora para as células do ouvido interno. A perda auditiva induzida por ruído é um grande problema de saúde do ouvido entre adultos. Sons altos geram moléculas de radicais livres no ouvido que danificam as células ciliadas do ouvido interno.
Essas células são necessárias para transmitir impulsos elétricos que o cérebro interpreta como sons, portanto, se forem danificadas, esse dano pode causar redução ou perda permanente da audição. O magnésio pode desempenhar um papel importante na proteção das células capilares.
Alimentos ricos em magnésio incluem frutas e vegetais como banana, batata, espinafre, tomate e brócolis, quinoa, chocolate, amêndoas e tofu.
Zinco
O zinco é um elemento potencialmente útil na prevenção de germes que causam o resfriado comum e até mesmo infecções de ouvido. Este micronutriente é conhecido por contribuir para a ativação e produção de células T (linfócitos), as defesas do corpo responsáveis por reconhecer e destruir bactérias, vírus e outros tipos de microrganismos.
Este mineral anti-inflamatório também pode ajudar em outros aspectos da saúde dos ouvidos, como recuperar e melhorar a audição no caso de uma lesão inesperada neste órgão.
A ingestão de zinco pode ser aumentada com carne bovina, suína e aves, castanhas de caju, amêndoas, amendoim, semente de abóbora, leguminosas (grão-de-bico, lentilha, ervilha, feijão), ostras e chocolate amargo.
Uma ajuda extra do ômega-3
Além dessas vitaminas e minerais, os ácidos graxos ômega-3 também podem oferecer benefícios à saúde. Eles contêm nutrientes necessários para combater doenças cardíacas e reduzir inflamações, dois fatores que podem influenciar diretamente o ouvido.
As células ciliadas do ouvido interno precisam de fluxo sanguíneo adequado e, sem ele, elas morrem, causando perda auditiva. Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a proteger essas células. Como o corpo não consegue produzir esse tipo de gordura de forma independente, é necessário incluí-la na dieta.
Alimentos ricos em ômega-3 incluem salmão, sardinha, atum, sementes de linhaça, chia, nozes, óleos vegetais de soja e canola, azeite de oliva, abacate, entre outros. Alguns alimentos são fortificados com ômega-3, como ovos, iogurte, sucos, leite e bebidas de soja.
About WEBRADIOBORGFM

0 Comments:
Postar um comentário