Menu


A participação popular foi mais uma vez um dos principais destaques do Carnaval de Ilhéus, que este ano homenageou o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. De sábado (18) até a última terça-feira (21), milhares de pessoas compareceram à avenida Soares Lopes para curtirem e brincarem ao som de grandes atrações regionais. Realizado pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Petrobras e Governo do Estado, o evento também foi marcado pela apresentação da escola de samba Grêmio Recreativo Imperadores do Samba, do Teotônio Vilela, pela realização de bailes da saudade e pela participação de blocos afro, de sujo e de arrasto.
Todos os dias, desde as primeiras horas da tarde, a criatividade popular foi um espetáculo à parte, com crianças, adolescentes, adultos e idosos, levando para a avenida Soares Lopes toda a alegria da festa de momo. Fantasias como pierrôs, piratas, carrascos, colombinas e nêgas-malucas deram um colorido todo especial ao circuito. “Tivemos, mais uma vez, um típico ‘carnaval praia e folia’, onde ilheenses e visitantes tiveram a oportunidade de curtir o litoral de Ilhéus pela manhã e uma bela festa nos demais períodos do dia”, disse o secretário de Turismo, Paulo Moreira.
Outro destaque do Carnaval deste ano foi a homenagem feita a Jorge Amado, que, através de sua obra, divulgou o município de Ilhéus em várias partes do mundo. Com decoração assinada pelo artista plástico Renart, o “Carnaval na Terra de Jorge Amado por nós” se juntou a outras homenagens ao escritor mais popular do país. A obra amadiana também foi reverenciada, entre outros, no desfile das escolas de samba do Rio e São Paulo, no Carnaval de Salvador e no Carnaval de Nice, na França.
Infraestrutura - Além da decoração, a infraestrutura do “Carnaval na Terra de Jorge Amado Por Nós” também incluiu a montagem de praças de alimentação, camarotes para a imprensa e espaços alternativos para a realização dos famosos bailes da saudade. Na área da saúde, os foliões contaram com um posto médico, uma unidade do Samu e farta distribuição de preservativos. Já no setor de segurança, o evento contou com a participação de efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Ainda na seara da infraestrutura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano montou um esquema especial de limpeza para todos os dias da folia. Por sua vez, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, além de disponibilizar o efetivo da Guarda Civil Municipal para auxiliar a segurança, também utilizou agentes de trânsito, que realizaram o serviço de fiscalização, orientação e conscientização dos motoristas.
Atrações musicais - Além de mini trios e trios elétricos de grande porte, o Carnaval de Ilhéus 2012 contou ainda com a participação de várias atrações locais e regionais. Entre elas, Estância, Vip, Tribaleiro, Circuito Fechado, Sambágua, Top Gan, Cia do Gueto, Pickup de Luxo, Capricho, S4&Cia, Circuito do Vim Te Comer e S4 & Cia. E mais: Viviane Trípodi, Ciclone Musical, Di Bali, Pagojan, Um Love a Mais, Langery de Patricinha, Cia. Do Povo, Nego e Banda, Badaladus e Rhabana Smith.
Além do “Carnaval na Terra de Jorge Amado por nós”, ocorrido na avenida Soares Lopes, o município de Ilhéus também contou com festas realizadas no Hernani Sá (Urbis), no Pontal, na Barra de Itaípe, em Barra Mares e na Ponta da Tulha. Com apoio da Prefeitura e organizado pela Associação de Moradores, o Carnaval do Hernani Sá foi um dos mais animados deste ano, atraindo centenas de foliões todas as noites.
Já no centro da cidade, no Beco das Marchinhas (bar e restaurante Barrakitica), o Clube RM realizou a oitava edição do tradicional Carnaval dos Carnavais. Durante toda a tarde de sábado (18), os participantes e convidados do RM cantaram e dançaram ao som das marchinhas, marca registrada dos antigos e memoráveis carnavais

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top