Menu

Segunda-feira é feriado de 2 de Julho, mas pouca gente sabe da importância da data para a Bahia e o Brasil. Muitos baianos também desconhecem a história de personagens como Maria Quitéria, Joana Angélica e José Joaquim de Lima e Silva.

Em uma grande contradição, em todo o estado existem ruas, praças, hospitais, pontes, viadutos, avenidas e até municípios com nomes de políticos, mas os heróis da Independência da Bahia praticamente foram esquecidos.

Até mesmo entre os estudantes universitários do sul da Bahia é difícil encontrar quem saiba da importância de José Joaquim de Lima e Silva. Ele foi o coronel que assumiu o comando geral do Exército brasileiro e derrotou os soldados portugueses.

A heroína Maria Quitéria de Jesus foi pioneira na luta para expulsar os portugueses. Ela inscreveu-se voluntariamente no exército para lutar contra os invasores. Quitéria nasceu no arraial de São José de Itapororocas, hoje Feira de Santana.

Outra heroína foi a freira Joana Angélica de Jesus, que tentou abrigar, no convento em Salvador, os soldados brasileiros mas foi fuzilada pelas tropas portuguesas. Nascida em Salvador, ela ganhou nome em poucos logradouros públicos.

O 2 de julho é a data em que os soldados brasileiros conseguiram a separação do país do domínio de Portugal. Foi no dia 2 de julho de 1823 que as nossas tropas ocuparam Salvador e expulsaram os soldados inimigos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top