O ciúme exagerado é um desgaste desnecessário
A língua grega classifica o amor de três formas distintas.
Eros: amor romântico, é caracterizado quando se ama além do amor philos-amizade. Aplica-se aos relacionamentos bem como à união.
Philos: amor virtuoso e desapaixonado. Denota amor entre amigos e familiares.
Ágape: afeição mais ampla que o Eros, sentimentos não carnais. Na literatura bíblica, significa autossacrifício para com todos, amigos ou mesmo inimigos.
Eros: amor romântico, é caracterizado quando se ama além do amor philos-amizade. Aplica-se aos relacionamentos bem como à união.
Philos: amor virtuoso e desapaixonado. Denota amor entre amigos e familiares.
Ágape: afeição mais ampla que o Eros, sentimentos não carnais. Na literatura bíblica, significa autossacrifício para com todos, amigos ou mesmo inimigos.
No “sentimento da paixão”, predomina a forma Eros, caracterizada pela atração física, desejo e contemplação da beleza. É um amor que busca recompensa, ainda que seja simplesmente da presença da pessoa amada. A pessoa apaixonada pensa em satisfazer suas expectativas no parceiro.
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
O amor Eros
O Eros é a face que melhor representa e torna possível a aspiração que o próprio Senhor depositou no gênero humano – em ter alguém único que o complemente: “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gn 2, 24). É vocação, inscrita no íntimo do ser: “A vocação para o matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme saíram da mão do Criador” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1603).
A afetividade e sexualidade pedem complemento, por isso necessitamos nos relacionar com outras pessoas. Mas no caso da vocação ao amor esponsal – apaixonado – , com a capacidade de amar Eros, é natural que vislumbremos o outro como parte de nós. Isso é maravilhoso, é um chamado dado pelo Senhor, o desejo de Deus para o ser humano. No entanto, se não for bem compreendida e experienciada, dessa capacidade de amar pode derivar-se a tendência em ter um sentimento de posse em relação ao parceiro, e não de complemento.
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É normal sentir ciúme?
Quando se tem um relacionamento amoroso com alguém, é natural sentir ciúme. Afinal, estabelecemos um compromisso com a outra pessoa, à qual entregamos algo de nós muito precioso, que passa a não depender mais dos nossos cuidados. Para o amado, confiamos a nossa verdade, a honra e os afetos. Consideramos a outra pessoa como esse complemento, parte de nós mesmos, extensão do nosso ser ou, no caso do namoro, um aspirante a ser tudo isso em nossa vida.
Em certos momentos, o amor Eros que trazemos em nós se manifestará na forma de querer preservar esse sagrado e, consequentemente, o vínculo que temos. Queremos nos certificar de que a outra parte também cuida e se importa, tanto quanto nós mesmos, para preservar o afeto e o compromisso existentes entre nós.
Sabe aquela espiadinha básica para ver se nada está sofrendo ameaça? Agimos assim, como que dizendo: “Por favor, conserve o que eu sinto por você, porque o que tenho dentro de mim é precioso demais e estou lhe entregando! Você vai zelar por tudo isso?”
O problema é quando esse sentimento torna-se exagerado, daí provem aquele ciúme que destrói a relação.
Na Sagrada Escritura o ciúme é tido como obra da carne, contrário aos frutos do Espírito Santo (cf. Gl 5, 19-20). Não somente em relações amorosas, mas também no termo Philoso ciúme está presente. São exemplos disso: Caim que matou seu irmão Abel (cf. Gn 4), Saul com ciúme do amigo e servo Davi (cf. I Sm 18, 9). Esses casos também demonstram o ciúme como sinônimo de inveja, cobiça e complexo de inferioridade.
Somente na face Ágape não se contempla o ciúme: “O amor não tem inveja” (cf. I Cor 13, 4). São Paulo usa o termo Ágape neste capítulo todo. O ciúme, neste aspecto, é definido como: reação diante de uma ameaça real ou imaginária. É causada por projeções de experiências negativas, baixa autoestima e imaturidade emocional.
Como buscar ajuda para o ciúme exagerado?
Para não sofrermos desse impulso doentio na emoção será necessário trabalharmos a nossa cura interior no coração. Que o passado não seja o determinante do nosso presente e futuro. A vida se renova a cada dia e a todo instante há uma chance de escrever uma nova história. Que as dores de outrora sirvam apenas como experiência para caminharmos de forma mais acertada daqui em diante. Se algo vivido no passado ainda causa medo ou não permite avanço numa área de nossa vida, é hora de buscarmos auxílio. A cura interior deve ser psicológica e espiritual.
Aqui cabe a busca de sanar os três pontos acima citados: projeções negativas, imaturidade emocional e baixa autoestima. Reveja sua história, “o que é, o fato e de onde parte” a causa da insegurança. Dentro desse processo, deve também acontecer:
O aprendizado em acreditarmos na verdade: os fatos da realidade deixam rastros nos elementos onde quer que passem. Se ele não lhe é fiel, uma hora isso virá à tona. De nada adiantará a supervisão e a neurose de encontrar evidências de traição ou desleixo da outra parte. Jesus afirma a verdade como regra, princípio e lei espiritual: “Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado” (cf. Mt 4, 22).
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