Menu

Prelatura está reunida em congresso desde esta segunda-feira

Roma, 24 jan 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco confirmou o monsenhor Fernando Ocáriz como prelado do Opus Dei, esta segunda-feira, depois o sacerdote nascido em Paris ter sido escolhido pelos membros do terceiro congresso eletivo da Prelatura da Igreja Católica.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de imprensa português da Prelatura do Opus Dei informa que o monsenhor Fernando Ocáriz, até agora o vigário auxiliar do Opus Dei, torna-se o terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá.
O novo responsável mundial do Opus Dei foi nomeado pelo congresso eletivo da Obra que começou esta segunda-feira de manhã e foi confirmado “no final da tarde” pelo Papa Francisco.
O monsenhor francês foi escolhida na reunião magna convocada após o falecimento do monsenhor Javier Echevarría, a 12 de dezembro de 2016, que foi o segundo sucessor de São Josemaría Escrivá, o fundador da prelatura com quem conviveu enquanto estudante de Teologia nos anos 60, em Roma.
Segundo o comunicado, o novo prelado vai propor aos congressistas os nomes dos seus vigários, bem como dos restantes membros dos conselhos que o vão assistir durante os próximos oito anos.
Para além de escolherem quem vai integrar os conselhos centrais, os congressistas vão continuar reunidos para examinar o estado da prelatura e as atividades apostólicas que desenvolvem.
Fernando Ocáriz é consultor de vários organismos da Cúria Romana: o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, a Congregação para o Clero e a Congregação para a Doutrina da Fé.
Em 2014 foi nomeado vigário auxiliar da prelatura e o gabinete de imprensa assinala que durante os últimos 22 anos acompanhou o anterior prelado nas suas visitas pastorais a mais de 70 países.
Monsenhor Fernando Ocáriz fez o doutoramento em Teologia na Universidade de Navarra, em 1971, o mesmo ano em que foi ordenado sacerdote e tem duas licenciaturas, em teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em 1969 e Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona, três anos antes.
O novo prelado do Opus Dei nasceu em Paris a 27 de outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada em França pela Guerra Civil (1936-1939) e é o mais novo de oito irmãos.
No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57% são mulheres; em Portugal a prelatura começou o trabalho estável em 1946.
O Opus Dei foi fundada por São Josemaria Escrivá em 1928 e é uma prelatura pessoal da Igreja Católica - figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II - que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.
CB/PR
 
Top