O vereador Ery Bar, do PSD, aliado do prefeito Mário Alexandre, ocupou, durante a última sessão parlamentar ordinária do legislativo ilheense, a tribuna do plenário Gilberto Fialho para fazer uma série de denuncias relativas ao transporte coletivo em Ilhéus.
De acordo com o vereador, ônibus velhos circulam pela cidade e não há um controle sobre o número de passageiros que usam o coletivo, fato que gera lotação e expõe a vida dos usuários do sistema de transporte á risco. Ainda segundo Ery Bar, motoristas e cobradores não possuem condições dignas de trabalho e os passageiros, além de circular em ônibus lotados, são constantemente desrespeitados. O vereador classificou as empresas Viametro e São Miguel de “câncer” no transporte ilheense e sugeriu que diversas melhorias precisam ocorrer e que a fiscalização deve ser ampliada, pois as empresas não cumprem o que está estabelecido no contrato de concessão.
O diretor da empresa São Miguel, popularmente conhecido como Joca, foi alvo de ataques do vereador Ery Bar. Durante o discurso, o parlamentar acusou Joca de ser responsável por ações que prejudicam motoristas e cobradores das empresas de ônibus. Outros parlamentares também denunciaram as empresas de transporte coletivo. O vereador Aldemir Almeida lembrou que os ônibus não vem subindo o Alto do Amparo, e que as empresas alegam que o peso do ônibus impede o veículo de subir. Aldemir afirma, contudo, que caçambas de recolhimento de lixo cujo peso é maior sobem diariamente ao local, e que a justificativa não é plausível.
O vereador popularmente conhecido como “Meio Quilo” afirmou que os distritos, a exemplo do distrito de Santo Antonio, estão abandonados e a população sofre com a ausência de ônibus, sendo impedida de trazer o que produz no meio rural para vender na zona urbana de Ilhéus.
Diante de tantos problemas expostos e tantas denuncias feitas no plenário da Câmara de vereadores, é urgente que explicações sejam dadas á sociedade. Com a palavra, as empresas que operam o transporte coletivo e a Prefeitura Municipal de Ilhéus.
*Matéria na íntegra do blog Chico Andrade*
Blogger Comment
Facebook Comment