Menu

Na Basílica Vaticano, Papa Francisco presidiu as vésperas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o Te Deum

Kelen Galvan
Da redação
Papa Francisco preside as vésperas da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e a oração do Te Deum / Foto: Reprodução VaticanNews
Na tarde deste domingo, 31, último dia de 2017, o Papa Francisco presidiu na Basílica Vaticana as primeiras vésperas da Solenidade de Santa Maria Santíssima Mãe de Deus e a oração do Te Deum, em agradecimento pelo ano que termina.
Na homilia, o Papa refletiu sobre a leitura de Gálatas 4, 4-5, que fala que “quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho”. Francisco explicou que esta celebração vespertina “respira a atmosfera” da plenitude dos tempos, porque a fé permite contemplar e sentir que Jesus Cristo, o Verbo feito carne, deu plenitude ao tempo do mundo e à história humana.
“A primeira a experimentar essa sensação de plenitude dada pela presença de Jesus foi precisamente a ‘mulher’ a qual Ele ‘nasceu’. A Mãe do Filho Encarnado, Theotokos, Mãe de Deus. Através dela, por assim dizer, brotou a plenitude dos tempos: através de seu coração humilde e cheio de fé, através de toda a sua carne impregnada com o Espírito Santo”, destacou o Santo Padre.
O Papa explicou que essa percepção interior da plenitude alimenta um sentimento de gratidão, como a única resposta humana digna do imenso dom de Deus.
“Uma gratidão que, a partir da contemplação daquele menino envolto em faixas em uma manjedoura, se estende a tudo e a todos, ao mundo inteiro. É um ‘obrigado’ que reflete a Graça; ele não vem de nós, mas dele; não vem do eu, mas de Deus, e envolve o eu e o nós”, afirmou.
Basílica Vaticana ficou lotada de fiéis para participar da celebração das vésperas e do Te Deum / Foto: Reprodução VaticanNews
Francisco convidou os fiéis a elevar a Deus a ação de graças pelo ano que termina, reconhecendo que todo bem é seu presente.
O Pontífice explicou que, mesmo nesta época do ano de 2017, que Deus 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top