O governo federal, capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL),
voltou a investir na maior rede de TV do país. Conhecido pelos ataques
recorrentes à Globo, o governo Bolsonaro pagou à emissora em 2022 75% a
mais do que o valor investido em 2021.
De primeiro de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu
R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de
televisão. Já em 2022, segundo um levantamento realizado pelo UOL, no
mesmo período, foi pago R$ 11,4 milhões à emissora.
Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da
Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de
publicidade e propaganda do governo.
Ainda segundo o UOL, Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo
para 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e
apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de
junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do
país e apenas duas, “utilidade pública”.
Este ano é o único no qual a Globo, que antes de Bolsonaro era a
mídia preferencial da gestão federal, recebeu mais dinheiro do que a
Record e o SBT, emissoras que contam com a simpatia do atual governo.
Somados, os cinco maiores canais da TV aberta (Globo, SBT, Rede TV,
Record e Band) receberam em 2022 montante de pouco mais de R$ 33 milhões
— maior valor desde 2019, ano em que Bolsonaro assumiu o comando do
Executivo federal e que foi marcado por uma campanha em massa de
divulgação da reforma da Previdência.