Cerca de uma em cada cinco pessoas desenvolve câncer durante a vida e aproximadamente um em cada nove homens e uma em cada 12 mulheres morrem da doença.
Os dados fazem parte das estimativas mais recentes da Organização Mundial da Saúde, OMS, e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, Iarc.
Falta de cobertura de saúde
Em 2022, foram registrados cerca de 20 milhões de novos casos de câncer e 9,7 milhões de mortes associadas. O número estimado de pessoas que estavam vivas nos cinco anos seguintes ao diagnóstico de câncer foi de 53,5 milhões.
O inquérito global da OMS sobre Cobertura Universal de Saúde e câncer mostra que apenas 39% dos 115 países analisados incluem cuidados relacionados ao câncer em seus serviços básicos de saúde ofertados para todos os cidadãos.
Além disso, apenas 28% dos países cobrem cuidados paliativos, incluindo alívio da dor em geral, e não apenas relacionados com o câncer.
Câncer de pulmão, mama e colorretal lideram estatísticas
As novas estimativas disponíveis no Observatório Global do Câncer da Iarc mostram que 10 tipos de câncer representaram cerca de dois terços dos novos casos e mortes a nível mundial em 2022. Os dados abrangem 185 países e 36 tipos da doença.
O câncer de pulmão foi considerado mais comum em todo o mundo, com 2,5 milhões de novos casos, representando 12,4% do total. O câncer de mama feminino ficou em segundo lugar com 2,3 milhões de casos, seguido pelo colorretal, com 1,9 milhão de casos, de próstata, com 1,5 milhão de casos e de estômago, com 970 mil casos.
O câncer de pulmão foi a principal causa de morte, com 1,8 milhão de fatalidades em 2022, seguido pelos cânceres colorretal, de fígado, de mama e de estômago.
Segundo a Iarc, o ressurgimento do câncer de pulmão como o mais comum está provavelmente relacionado com o consumo persistente de tabaco na Ásia.
0 Comments:
Postar um comentário