A postura do deputado federal Célio Studart (PSD-CE) está dando o que
falar. O parlamentar tem feito uso do dinheiro público para impulsionar
fotos sem camisa no Instagram e tentar cativar o eleitorado feminino de
18 a 24 anos. A descoberta foi feita pelo Núcleo Jornalismo, através de
dados da Biblioteca de Anúncios da Meta.
O levantamento mostra que entre fevereiro e março deste ano, Célio
Studart usou cerca de R$ 2,3 mil na publicidade de oito posts que
traziam selfies dele na academia ou no Carnaval, sem qualquer tipo de
conteúdo político. Um público-alvo de mulheres entre 18 e 24 anos viu as
imagens mais de 250 mil vezes.
Ao longo do ano passado, Studart foi o quinto parlamentar que mais
desembolsou com impulsionamento, sendo R$ 50 mil apenas no Instagram .
Deste montante, até R$ 5,5 mil pode ter ido para 14 selfies.
Ligado às causas dos animais, Studart promoveu uma estratégia
atípica, filtrando suas publicações ao eleitorado feminino. O
levantamento mostra que 87,5% do conteúdo impulsionado em 2024 foi visto
por mulheres. Já por homens, nenhuma vez. Os 12,5% restantes se referem
a direcionamentos selecionados para “todos”. Entre as fotos que o
deputado publica nas redes sociais, estão registros sem camisa e saindo
da academia
Vale destacar que as “publis” deste ano ainda não foram pagas pelos
cofres públicos. O deputado, entretanto, pode ser ressarcido pelo custo.
Em 2023, por exemplo, ele fez uso da cota de gabinete, com dinheiro
público, para bancar anúncios semelhantes.
Outro lado – Studart e sua equipe ainda não
comentaram o assunto. Já ao Núcleo, o gabinete do parlamentar justificou
que “as métricas das redes sociais do deputado mostram que o público
feminino é majoritário, tanto no que diz respeito aos seguidores como
também no engajamento das publicações”. Assim, a segmentação para
mulheres seria “natural”.