Menu

Local em que antes tinha entulho, virou jardim
A Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, programa intensivo de limpeza da cidade e outras intervenções urbanas, tem como uma de suas propostas valorizar o sentimento de cidadania da população. A ideia é conscientizar ilheenses, segmentos organizados e visitantes para a importância de suas atitudes para a preservação do meio ambiente e transformação do município. “Para construirmos uma cidade melhor para todos é fundamental que o governo conte com o apoio e, sobretudo, com a parceria popular”, enfatiza o prefeito Jabes Ribeiro.
O vice-prefeito de Ilhéus e coordenador do Ilhéus em Ação, Carlos Machado, conta que um dos melhores resultados desse programa é a resposta positiva da maioria da população. Nessa primeira etapa, o mutirão de limpeza propõe acabar com o entulho jogado nas ruas da cidade, como ocorreu na Rua Osmundo Marques, no Bairro São Francisco, na zona sul. Lá, após a retirada do amontoado de lixo - que era ilegalmente descartado no local, o casal Adilson Soares e Iolanda Ramos, com o apoio de outros moradores, está dando um belo exemplo de cidadania. No lugar do lixo, eles iniciaram o plantio de palmeiras, coqueirinhos e diversas outras espécies com o objetivo de impedir que a área volte a ser utilizada como depósito de entulho..
“Esse mutirão de limpeza que vem sendo executado pela Prefeitura é de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida da população. Aqui, na Osmundo Marques, as pessoas faziam qualquer tipo de descarte, como sofás, camas e geladeiras velhas”, diz dona Iolanda, nascida e criada no Bairro São Francisco. “Além de fazermos o plantio dessas espécies, também estamos realizando um trabalho de cunho educacional com a proposta de conscientizar as pessoas para a importância de vivermos em um bairro limpo e saudável”, completa. Para que o local não volte a ser utilizado como lixão, Iolanda e o marido Adilson Soares, e outros moradores, fazem revezamento durante todo o dia no sentido de evitar a colocação de outros materiais inservíveis.
Ilhéus em Ação - Com a participação de mais de 100 trabalhadores, a Operação Ilhéus em Ação foi iniciada no último dia 27 de abril. O trabalho é voltado para a execução de uma série de serviços de melhoria urbana. Com o auxílio de oito caçambas, dois caminhões, uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira, a Zona Sul de Ilhéus, primeira área beneficiada, passa por intervenções diversas, como roçagem, remoção de entulhos, poda de árvores, limpeza de canais, iluminação, e raspagem e pintura de meios-fios.
O coordenador da operação, vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), informa que a segunda fase incluirá serviços de tapa-buracos, recapeamento asfáltico, instalação de semáforos, novos abrigos para usuários de transporte coletivo,  revitalização de quadras poliesportivas, recuperação de passeios, recomposição de manilhas e alinhamento de meios-fios. Ele lembra que a cidade foi dividida em quatro zonas: a primeira abrange, entre outros, a Avenida Lomanto Júnior, Sapetinga, Pontal, Hernani Sá (Urbis), Nelson Costa, Nova Brasília, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória.

 
Top