Foto: andrei_r / ThinkStock
Uma pesquisa recente publicada nos Estados Unidos, realizada pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde concluiu que uma em cada três mulheres com idades variantes entre 40 e 59 anos dorme, diariamente, um período inferior a 7 horas.
O estudo contou com a participação de 2.800 mulheres e foi encabeçado pelo ntro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde Norte-Americano e também revelou que 19,4% das mulheres têm dificuldades para dormir em quatro ou mais noites a cada semana. Além disso, metade delas não se sente completamente descansada após acordar quatro ou mais vezes por semana.
Uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo e pode prevenir doenças. A falta de sono pode ocasionar diversas complicações que, se forem somadas, podem desencadear diversos distúrbios, como a apneia, caracterizada pela oscilação da respiração durante a noite, de modo que ela pode parar e voltar diversas vezes.
O estresse, a ansiedade, a obesidade, o sedentarismo, problemas respiratórios e o uso exagerado de aparelhos eletrônicos como tablets e smartphones são alguns fatores que podem desencadear uma noite de sono conturbada. O consumo exagerado de cafeína e alimentos pesados que tem a digestão dificil durante a noite também pode contribuir com o problema.
Segundo especialistas, é de fundamental importância que seja realizada a "higiene do sono", ou seja, a prática de hábitos saudáveis na hora de adormecer. "A higiene do sono é um grande equalizador para deixar esse momento tão importante em equilíbrio. O conceito está diretamente relacionado à luz", conta Fátima Dumas Cintra, especialista em cardiologiapela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e professora de cardiologia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).
A médica explica também que a melatonina, hormônio diretamente ligado à qualidade do sono, só é produzida quando estamos no escuro. "A luz elétrica fez com que perdêssemos a qualidade do sono, por isso a luminosidade do celular e do computador prejudica esse sistema do cérebro. Então, é fundamental que usemos o quarto como um local para dormir e não fiquemos, durante a noite, com o celular em mãos, como muita gente faz, até ‘pegar no sono'" esclarece ela.
0 Comments:
Postar um comentário