O canal para denúncias de telemarketing abusivo criado pela Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, contabiliza mais de 21 mil denúncias em 60 dias de funcionamento.
O volume corresponde a uma média de 356 registros por dia. A plataforma foi desenvolvida para atender às pessoas que se sentem incomodadas por ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem a devida autorização para esse tipo de abordagem.
Foram exatamente 21.396 denúncias e, em 92% delas, os reclamantes afirmam não ter relação com a empresa, ou seja, não contrataram nenhum serviço. Além disso, mais de 99% das pessoas que fizeram reclamações alegam não terem permitido que a empresa denunciada fizesse o contato.
No acumulado de 20 de julho até 20 de setembro, as empresas que figuram no topo do ranking do canal de denúncias são: Claro, Oi, Tim, Vivo e Sky.
Minas Gerais foi o estado com o maior número de denúncias no período, 7.968. Em seguida, vêm os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
Para acompanhar a lista com as empresas mais denunciadas, basta ir no site: https://www.gov.br/mj/pt-br/ranking-de-denuncias-do-telemarketing-abusivo-1
Para denunciar, o cidadão deve preencher um formulário no endereço denuncia-telemarketing.mj.gov.br.
As denúncias serão investigadas pela Senacon e encaminhadas aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pela prática abusiva.
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