Menu

 Contrariando o que sempre foi dito em relação ao consumo da quantidade necessária de consumo de água por dia, um estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, apontou que a ingestão de dois litros de água por dia é excessiva, sendo a quantia correta entre 1,3 e 1,9 litros por dia, contudo, isso depende de uma série de fatores, como: idade, clima e onde a pessoa vive.

Os resultados obtidos pela pesquisa mostra que os estudos anteriores não consideravam a água ingerida por meio dos alimentos. 5.604 homens e mulheres participaram da nova pesquisa que foi realizada em 23 países. Os resultados apontaram que a rotatividade hídrica é maior em ambientes quentes e úmidos e em grandes altitudes, além de ser mais presente em países em desenvolvimento.

Homens de 20 a 35 anos foram os que mais apresentaram necessidade de maior consumo de água, com uma média diária de 4,2 litros, o que indica que o gasto de energia é o maior fator para rotatividade. Já entre as mulheres, a média de idade entre 20 a 40 anos, tem necessidade de consumir 3,3 litros por dia. Aos 90 anos, ambos os sexos ficam reféns dos 2,5 litros.

Contudo, o professor John Speakman, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Aberdeen, explica que essa ingestão de água não precisa ser feita necessariamente por meio de um copo de água ou garrafa, porque cerca de 15% do valor necessário é produzida a partir do metabolismo.

“Como a maioria dos alimentos também contém água, uma quantidade substancial de água é fornecida apenas pela alimentação”, explicou Speakman. O ex-aluno da universidade e co-primeiro autor do artigo, declarou que “calcular quanta água os seres humanos precisam esta se tornando cada vez mais importante devido ao crescimento explosivo da população e as mudanças climáticas”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top