Menu

 QUEM É VC??? A HISTÓRIA DA VIDA DO RADIALISTA, RÁDIO JORNALISTA, COMENDADOR E CIDADÃO DE ILHÉUS QUINTO DE SOUZA COMUNICAÇÃO TOTALLL, O LOCUTOR SHOW DAS MULTIDÕES DE ILHÉUS, AMIGÃO DA GALERA E DA FAMÍLIA ILHEENSE, SUPER ALEGRE CONTENTE FELIZ E DE BEM COM A VIDAAA. SEMPRE COM ILHÉUS, DEUS E JESUS NO CORAÇÃO E SEM NUNCA QUERER E PREJUDICAR A NINGUÉM!!!



LAUDELINO QUINTO DE SOUZA.
ESTE É O ILHEENSE POR ADOÇÃO, CONHECIDO PELO POVO COMO QUINTO DE SOUZA.
Por: José Rezende Mendonça
Iremos saber quem é este homem que tem inúmeros serviços prestados a nossa cidade e a Região Cacaueira.
Nascido em Ibirapitanga no Estado da Bahia, no mês de junho de 1943. Veio ainda menino, para a cidade de Ilhéus, onde muito cedo começou a trabalhar, com seus 11 anos de idade. No período de sua adolescência, atendendo um pedido do casal Michel e Eliza Karam (in memoriam), proprietários do Britânia Hotel, que era o 2º mais famoso e antigo de Ilhéus, ficando apenas atrás do Ilhéus Hotel, começou a prestar serviços como contínuo, que é aquela pessoa, que faz de tudo um pouco.
Mas, aquele adolescente tinha muitos planos e uma determinação firme, com sonhos de se tornar uma pessoa mais humana. E por isso, decidiu buscar seus ideais e objetivos profissionais e pessoais, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, por volta de 1961.
Neste período, fez questão de nos contar que, além do senhor Michel e D. Eliza, recebeu incentivos do amigo Zé Leite, empresário da cidade de Ilhéus, bastante conhecido na sociedade ilheense. Ali era o começo da sua meta a ser realizada, pois, estes sabiam do seu e potencial, necessitando apenas “correr o mundo”, pois, “pés que não andam, não dão topadas”, disse ele no seu depoimento para mim.
Chegando no Rio de Janeiro, teve seu primeiro emprego nas Casas da Banha, como apontador, mas sempre ativo e trabalhador, chegou a gerenciar uma das filiais das Casas da Banha. Em Ilhéus o casal Michel e Eliza, ainda não tinham se conformado com a sua ausência naquele hotel.
O casal então, resolveu ir ao Rio de Janeiro para convencer o Quinto de Souza a voltar para Ilhéus, e ser gerente do Britânia Hotel com todos os poderes, como se herdeiro fosse. Com a decisão tomada, no dia 13 de janeiro de 1966, volta para Ilhéus.
Em 1967, inicia sua nova carreira, a de radialista. Sem se desligar do hotel e com a aprovação do casal, começava sua nova fase, a frente da Rádio Baiana, naquela época em que a Jovem Guarda estava no auge. Logo depois se transferiu para a Rádio Cultura de Ilhéus, e foi a partir daí, que tomou gosto pela profissão e não parou mais, partindo para a comunicação total. Foi um dos primeiros na cidade, a realizar propaganda através de carro de som, e a fazer locução em plena rua do comércio, e até mesmo em nas portas das lojas. Foi apresentador de comícios políticos, lançou vários tipos e nomes musicais. Como radialista, presenteou seus ouvintes com diversas programações musicais e culturais, com programas pela manhã tarde e noite. Realizou sonhos, de muitos dos seus fãs. Trouxe a Ilhéus, vários cantores e políticos famosos da época.
Criou o Troféu Cacau de Ouro, para homenagear empresas, pessoas de um modo geral, que se destacaram a cada ano, mantendo isso até hoje.
O jornalista/radialista Quinto de Souza, teve uma participação muito grande no desenvolvimento da comunicação da cidade. Seu lema era a informação, o entretenimento, a prestação de serviço e de utilidade pública para toda Região Cacaueira, e principalmente para a população de Ilhéus, criou várias vinhetas, com destaque para "Quinto, Quinto de Souza, Quintinho é com você garoto”, foi responsável pelos programas: “Quinto de Souza Comunicação Total”, “Domingo Show”, “Show da Cultura”, “Sábado Legal”, onde ele faz questão de lembrar diversos colegas de profissão como Adocival Araújo, Maltez de Ataíde, Altamiro Viana, o popular Zé Tiro Seco...neste momento sua memória o traiu, pois queria citar inúmeros outros colegas de profissão.
Além de ter passado pela Rádio Jornal do saudoso Osvaldo Bernardes, conhecido como o Homem do Terno Marrom. Foi durante anos, um dos colaboradores escrevendo suas crônicas para a Coluna Turismo em Foco, do extinto Diário da Tarde. Foi considerado um dos maiores radialistas da região, enfim foi e é um homem vitorioso. É casado com dona Perolina Quinto de Souza, com quem teve os filhos: Marcos Alex, Crysthiane, Laudelino Junior, Márcio José e Marcelo.
Pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade, foi homenageado por iniciativa do então vereador, Jamil Oké, o merecido título de Cidadão Ilheense, outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores. Recebeu o título de Comendador da Cidade, com a medalha São Jorge dos Ilhéus, a maior comenda oferecida pela prefeitura municipal a um cidadão, por também prestar grande serviço à sociedade ilheense.
"No ano de 2000, perdi o grande amigo e conselheiro o saudoso Michel, e logo após a minha protetora de todas as horas, D. Eliza", disse ele com a voz meio trêmula.
Disse que depois de tudo isso, restaram apenas duas decepções na sua vida, uma com a igreja católica local, a qual ajudou por orientação da sua esposa, que é uma mulher dedicada as coisas de DEUS. Mesmo com esta mágoa, estou feliz por ter ajudado a igreja católica local, afirma ele. E continua dizendo que, a outra foi uma super decepção com um superamigo das antigas, que eu gosto muito. Apesar de tudo, tento esquecer, mas, gostaria que a justiça desse a sentença final, do imbróglio que nos encontramos, mas, como a justiça é lenta, ficamos cada vez mais, na expectativa de que dia será esse!
Que este amigo seja iluminado e abençoado pela fé a paz e o amor de Deus e o sagrado Coração de Jesus amém.
O Quinto de Souza, continua uma pessoa honrada, sempre alegre feliz contente com retidão caráter honestidade competência e respeito a todos especialmente ao hospitaleiro povo ilheense, turistas e visitantes de Ilhéus a cidade que lhe acolheu.
Hoje aos seus 80 anos completados em 27 de junho, o nosso amigo Quinto de Souza está aposentado, mas, continua na administração do Hotel Britânia, servindo de exemplo de trabalho, honestidade, credibilidade, humildade e competência.
Por fim, e em testamento, o Casal Michel e D. Eliza, que não tinham filhos, deixou o complexo do Britânia Hotel, para que eu e minha família fizéssemos, o bom uso de empreendimento, e assim farei até meus últimos dias, finalizou ele.
Ilhéus, 19 de setembro de 2023.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top