Um levantamento do Datafolha divulgado em janeiro de 2025 aponta que 53% dos brasileiros com 16 anos ou mais afirmam praticar atividades físicas no dia a dia, enquanto 47% continuam sedentários. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2024, com 2.006 pessoas em 113 municípios de todo o país.
Entre as atividades mais mencionadas pelos brasileiros estão caminhada, musculação, futebol, bicicleta e corrida. A prática de exercícios físicos é mais comum entre pessoas com maior escolaridade e renda.
Apesar do avanço no número de praticantes, um relatório do Ministério da Saúde, com dados do Vigitel 2023, mostra que apenas 40,6% dos adultos que vivem nas capitais e no Distrito Federal atingem o nível mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 150 minutos de exercícios moderados por semana. Isso significa que quase 60% da população urbana brasileira ainda não pratica atividade física suficiente para a manutenção da saúde.
Um dado positivo aparece em uma pesquisa recente da ILUMEO, realizada em julho de 2025: 73% dos brasileiros afirmam que pretendem intensificar a prática de exercícios físicos ao longo deste ano, principalmente no segundo semestre. A crescente preocupação com saúde, bem-estar e qualidade de vida tem impulsionado essa tendência.
Especialistas reforçam que manter uma rotina de exercícios físicos é uma das principais formas de prevenir doenças crônicas, reduzir o estresse, melhorar o sono e aumentar a disposição diária. A recomendação é buscar atividades prazerosas e sustentáveis, que possam ser mantidas a longo prazo.
0 Comments:
Postar um comentário