Campeões baianos, Colo-Colo e Galícia buscam passado glorioso para derrotar dupla Ba-Vi
por Edimário Duplat / Ulisses Gama
Colo-Colo e Galícia tentam bater a dupla Ba-Vi nas quartas do Baianão 2015
As quartas de final do Campeonato Baiano de 2015 trazem confrontos que já ficaram marcados na história da competição estadual. Além do chamado “Ba-Vi do Interior” entre Vitória da Conquista e Bahia de Feira e o embate envolvendo as equipes da Juazeirense e do Jacuipense, outros dois jogos remetem a grandes momentos do torneio, reeditando clássicas finais e recentes jogos entre Bahia contra Galícia e Vitória versus o Colo-Colo de Ilhéus.
Colo-Colo, campeão baiano de 2006 em cima do Vitória. Foto: Site do Colo Colo | Reprodução
O ano de 2006 foi especial para o futebol do interior da Bahia. Depois de 37 anos, uma equipe conseguia superar Bahia e Vitória e se tornava o mais novo campeão estadual. E mesmo com os dois clubes grandes da capital enfrentando uma grave crise naquele ano, quando foram rebaixadas para a Série C do Brasileirão, o troféu do Tigre de Ilhéus não veio por acaso. Liderando por todo o certame, a equipe da região do Litoral Sul conquistou os dois turnos do torneio e teve como rival nas duas oportunidades o Vitória, atual adversário nas quartas de final do Baianão. Mesmo com nove anos de diferença, e muitas mudanças no time ilheense, a mística daquele encontro permanece no elenco auriazul. “Sempre é um motivador para o elenco e só adiciona mais a nossa concentração para a partida”, afirma o treinador Duzinho, que confirma ter um clima diferente na cidade de Ilhéus para o embate entre os dois times. “Sempre temos apoio da torcida e dessa vez não vai ser diferente. Temos um bom público que sempre nos apoia e lembra daquele momento”, reiterou. Entretanto, no confronto realizado entre as duas equipes em 2015, o Rubro-Negro da capital saiu na frente com uma magra vitória por 1 a 0 no Barradão.
No 1º confronto, Vitória bateu o Colo Colo por 1 a 0 Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN
Conhecido como o Clássico das Cores, Galícia e Bahia fazem com que os torcedores mais românticos lembrem dos grandes embates na história do Campeonato Baiano. Os dois times se enfrentaram pela primeira vez em 16 de agosto de 1934, quando o tricolor venceu por 3 a 1. O clássico já decidiu o campeonato baiano em oito oportunidades e o time azulino levou a melhor apenas no ano de 1941, início da sequência que transformou o Galícia como o primeiro tricampeão do estado. Após 15 anos longe da primeira divisão, o Galícia retornou e enfrentou o Bahia duas vezes no certame estadual. No primeiro jogo, em 2014, na Arena Fonte Nova, o azulino venceu o tricolor por 2 a 1. Na segunda partida, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, o mesmo placar, mas favorável ao Bahia.
Em 2014, Galicianos fizeram a festa na Arena Fonte Nova. Foto: Beto Boullosa/Galícia EC
As lembranças dos clássicos seguem vivas para os torcedores galicianos e para Dario Rego, presidente do clube. "Depois de muito tempo longe da primeira divisão, nós podemos reeditar um clássico histórico do futebol baiano, em que já tivemos vantagem em alguns momentos. Em 1995, 1996 e 1997, tivemos 6 confrontos e perdemos apenas 1. No ano passado fomos o único clube a vencer o Bahia, dentro da Arena Fonte Nova", lembrou. Luciano Silva, atual treinador galiciano, se mostrou ciente da importância da partida e garantiu empenho do elenco, totalmente renovado em relação a última temporada. "Clássico inevitávelmente é diferente. Não é a tradição de um Ba-Vi, mas é um clássico histórico. Queremos resgatar o orgulho do torcedor galiciano e vamos buscar um algo a mais nesta partida. Temos que ter o preparo e a humildade".
Durante a semana do Clássico das Cores, torcedores do Galícia relembraram vitórias do clube. Imagem: Reprodução/Facebook. (Clique para ampliar)
Com exceção da partida entre Bahia de Feira e Conquista, disputada na última quarta-feira com placar em 0 a 0 em Feira de Santana, todos os demais jogos das quartas de final da competição, além do playoff para o rebaixamento, acontecem às 16 horas deste domingo (15). Veja abaixo a tabela dos jogos de ida da competição.
Jogos de Ida
Jogos de Ida
11/03 - Bahia de Feira 0x0 Vitória da Conquista
Domingo (15), às 16 horas
Galícia x Bahia - Estádio de Pituaçu (Salvador)
Colo-Colo x Vitória - Estádio Mário Pessoa (Ilhéus)
Juazeirense x Jacuipense - Estádio Adauto Moraes (Juazeiro)
Play-offs do Rebaixamento:
Feirense x Catuense - Joia da Princesa (Feira de Santana)
Jacobina x Serrano - Pedro Amorim (Senhor do Bonfim)
Blogger Comment
Facebook Comment