Menu

Lava Pés _ 2015
Diocese de Ilhéus_ 2015
Na noite do dia 02 de abril, ás 19h00, na Catedral Diocesana de Ilhéus, nosso Bispo, Dom Mauro Montagnoli, presidiu a abertura do Tríduo Pascal com a Celebração da Ceia do Senhor em que instituiu o Sacramento da Eucaristia e o Sacerdócio. Também houve o rito do Lava-pés. Concelebraram os Padres: Aldemiro Senna (Pároco) e Jerfson Santos (Vigário Paroquial). Com esta Celebração encerra-se o tempo da Quaresma e se inicia o Tríduo Pascal, momento de intensa vivência desse mistério que faz a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Durante a homilia, Dom Mauro Montagnoli, nos lembrou de que a liturgia da Igreja acontece não como uma recordação do que aconteceu no passado, mas como em memória que atualiza o Mistério Celebrado. “Aquilo que aconteceu há milênios atrás, novamente se realiza, hoje, mediante nossa Fé e a Graça Divina.” Dom Mauro também nos recordou o sentido da Eucaristia: serviço. Por isso, é que o evangelista São João apresenta a narrativa do Lava-pés.
Então podemos deduzir que:  “Esse acontecimento é para lembrar-nos que a Eucaristia é Amor traduzido em serviço. Jesus tira o manto e amarra uma toalha na cintura – é preciso se libertar, tirar tudo o que nos impede de servir – e vai em direção aos discípulos para lavar-lhes os pés. Isso em uma sociedade na qual somente os escravos faziam este gesto com aqueles que chegavam nas casas. Esse relato nos pede para sairmos de nós mesmos e do comodismo e servir aos irmãos como verdadeiros discípulos e missionários de Jesus.”
Logo após a homilia, Dom Mauro Montagnoli, seguiu com o Rito do lava-pés. Foram lavados os pés de 12 pessoas que frequentam a comunidade simbolizando os 12 apóstolos de Jesus.  Neste ano foram escolhidos 06 mulheres e 06 homens entre crianças, adolescentes, jovens e adultos; para nos mostrar que a partir do Santo Batismo, devemos lembrar-nos do Tema da CF deste ano: “Eu vim para servir”, e que não importa a sua idade.
Ao final o Padre Jerfson nos falou sobre a Programação da Sexta-Feira Santa e logo em seguida foi realizada em procissão pelo  interior da Catedral pelo Bispo, Padres Concelebrantes e pela Comunidade presente a transladação do Santíssimo até a capela para adoração dos fieis. A celebração foi animada pelo Grupo de Canto “Só o Amor Constrói” da Paróquia São Jorge.
 
Top