Menu

O cuidado com a aparência física é apenas um detalhe se comparado ao que acontece no interior 
Tenho apenas 1.56 de altura e consegui a proeza de ‘distribuir’ mais de cem quilos neste pequeno espaço. Percebi o estrago depois de feito. Convivi com a obesidade e carreguei 40 quilos a mais por anos da minha vida. Definitivamente, eles não me pertenciam.
a impotancia de cuidar da aparência físicaFoto: Arquivo pessoal
Nesse tempo, eu apenas achava que estava gorda e que a consequência maior disso era o fato de não ter roupas que me servissem. Isso me chateava.
Porém, estar gorda agrega outras informações importantes e ocultas que têm o poder de sugar a energia de uma pessoa, desfocando sua visão até fazê-la acreditar que sua força de vontade é fraca, que precisa se esconder do mundo em meio a roupas folgadas e, drasticamente, deixar de viver com intensidade a realização dos seus sonhos, o desenvolvimento do seu potencial, a conquista da dignidade e a autoestima elevada que lhe é devida como ser humano. Sem contar os problemas de saúde que chegam um a um, formando uma coleção, desde os mais simples até os mais complexos e perigosos.
A mudança só aconteceu a partir do momento em que tive consciência do que vivia.
Consultei uma médica endocrinologista no período mais crítico da obesidade e, por meio dela, conheci a reeducação alimentar. Processo mágico que me levou a emagrecer e manter-me magra, que me fez conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do meu organismo e aprender a respeitá-lo, a conhecer-me e, dessa forma, tratar-me com respeito e o cuidado devido.
A vida mudou. Hoje, sou uma pessoa com perspectiva. Enxergo largos horizontes a minha frente e que dizem respeito a absolutamente todas as áreas da minha vida. Minha aparência física se transformou. As pessoas se surpreendem com isso, mas sublinham a melhora que tive como pessoa. E realmente esse é o ponto mais forte e importante.
A palavra aparência vem do Latim apparentia e significa “surgir, aparecer, mostrar-se”. Ao emagrecer, eu surgi para mim mesma e realmente me surpreendi e continuo a me surpreender diariamente com o que tenho descoberto desde então. O benefício estético foi concreto e amplo, porém, é apenas um detalhe se comparado ao que aconteceu e acontece em meu interior.
Descobri uma força tão grande que, de lá pra cá, nada me parece impossível ou distante. Entendo que se fui corajosa o bastante para cuidar da minha saúde, posso fazer escolhas ainda maiores, as quais me proporcionarão grandes descobertas; afinal de contas, não estou aqui por acaso. Há um propósito, e quanto mais eu lutar por mim e me conhecer, mais claro esse propósito será e mais força terei para realizá-lo.
Com isso, não quero dizer que, enquanto estava obesa, não tinha propósitos; tinha-os, porém estavam voltados para tudo o que era externo, e isso me afastava da minha própria essência. Havia busca por melhora, mas praticamente todas as tentativas foram frustradas, pois buscava algo que não tinha a ver com minha real necessidade. Queria ser como as outras pessoas, ter o corpo como o delas. E isso tudo pela falta de conhecimento sobre mim.
De uma coisa eu tenho certeza: não dá para evitarmos o encontro com nós mesmos, embora isso não seja tarefa fácil. É doloroso reconhecer a própria verdade. Por outro lado, é impossível mudar e crescer acreditando que não dá pra ser diferente e seguir fazendo exatamente as mesmas coisas. É preciso assumir riscos, abrir mão do que é seguro para se superar.
Eu já sofria sendo gorda, doente e totalmente sem esperança. Não sei dizer o que é pior. O que sei é que cuidar da saúde e, consequentemente, da aparência física foi um ótimo começo para a mudança de vida.Como o cuidado com a aparência física afeta o interior
Arrisque mudar! Tome consciência sobre sua vida. Corresponda aos indícios que sua aparência interior tem apresentado com sutileza. Busque qualidade de vida, você merece isso. Dê atenção às suas expectativas e descubra que elas são muito mais reais e possíveis do que a falsa segurança que você tem na forma que tem vivido até agora.
Mexa-se e dê o devido valor à sua aparência física, porque ela vai muito além daquilo que se vê. Tenha um ótimo trabalho de descoberta e superação!

Márcia Ribas

 
Top