Menu

Diego Figueiredo treina em projeto social e faturou o campeonato brasileiro de taekwondo. Nesta quinta, 1º, ele foi recebido pelo prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá

Determinação, disciplina, dedicação e estudo. Essa foi a receita seguida pelo ilheense Diego Figueiredo, 16 anos, estudante da Escola Municipal Themístocles Andrade, localizada no bairro Teotônio Vilela, para conquistar o título de Campeão Brasileiro de Taekwondo na categoria de competidores com 51 quilos, nas semana passada, em Betim, Minas Gerais. Após ser recepcionado com festa pela comuinidade, Diego foi recebido, na tarde de quinta-feira, 1º de abril, ao lado do técnico Leandro Ferreira, pelo prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá.
A inserção do jovem no esporte foi estimulada por um trabalho da Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Mais Educação. Na oportunidade, o prefeito parabenizou o jovem estudante pela conquista do título. Ele declarou que “não há dúvidas de que o esporte e a educação são fatores decisivos para a formação de pessoas de bem. E, sabendo disso, estamos no colocando à disposição do Diego e do Leandro, por meio do projeto que ele desenvolve, para auxiliar as atividades”, afirmou Jabes.
Também participaram da recepção, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), o diretor de Esportes do município, Roberto Andrade, o presidente da Câmara Municipal, Tarcísio Paixão, e os vereadores Luiz Carlos Escuta, líder da bancada governista, Valmir Freitas, Nerival Reis, Aldemir Almeida, Ivo Evangelista, Raimundo do Basílio, Gilmar Sodré e Roque do Sesp.
Além do título nacional, Diego passou a integrar a Seleção Brasileira de Taekwondo, que vai disputar o Panamericano, no Canadá, no próximo mês de setembro. Estudante do nono ano do ensino fundamental, o campeão iniciou a prática esportiva há dois, gratuitamente, na Academia de Taekwondo Leandro Ferreira, junto com cerca de 500 jovens de 20 unidades escolares da rede municipal de ensino. Em 2014, ele venceu a seletiva baiana da categoria, que o credenciou a disputar a competição nacional este ano.
“Em nossa academia, o jovem treina sem pagar nada, mas tem de honrar com compromissos, como a disciplina, seja em casa, na rua, na escola, o respeito para com todos, a dedicação com os estudos e o esporte”, destaca Leandro Ferreira, que desenvolve esse trabalho há nove anos. Para o policial militar, o taekwondo, assim com todas as artes marciais, tem como um dos objetivos a formação do caráter do esportista.
As palavras do treinador são confirmadas por seu aluno mais ilustre. Diego se considera a prova de que o esporte é capaz de modificar realidades. “No bairro onde vivo, tem amigos que se deixaram levar pelas drogas e coisas assim. Essas coisas são fáceis de fazer, mas ser atleta não, temos que treinar muito, talvez isso tenha levado gente que eu conhecia para o lado errado”, disse Diego.
Apoio – Leandro Ferreira lembra que as atividades da academia onde treina o campeão Diego e outros jovens são mantidas por ajudas particulares e parcerias com escolas. Segundo ele, a participação mais ativa da comunidade, com doações de equipamentos ou financeiras, pode proporcionar a ampliação do projeto, garantindo que mais jovens sejam beneficiados. O contato com o treinador pode ser feito pelos telefones (73) 88450844 e (71) 91900176, ou pelo email  tkdcapferreira@hotmail.com.

 
Top