Menu

Competição ocorre na Praça Ruy Barbosa e vale vaga na grande final, que será realizada em Salvador


Com apoio da Secretaria de Turismo e Esportes (Setur) de Ilhéus, acontece neste sábado, 12, a semifinal do campeonato de xadrez pensado, etapa local. O evento, organizado por um grupo de jogadores da cidade, tem o aval da Federação Baiana de Xadrez (FBX) e será iniciado às 7h, na Praça Ruy Barbosa, centro.

A competição será disputada no modelo suíço, com cinco rodadas de até uma hora. Como explica um dos organizadores, Wagner Amparo, das 7 às 7h30min será realizado o congresso técnico, para depois dar início às partidas. As pré-inscrições seguem até esta sexta-feira, 11, através do telefone (73) 88040510, e custam vinte reais.

Serão distribuídos prêmios aos vencedores. Além de troféus, os primeiros colocados receberão passagens terrestres para a disputa da etapa final da competição, que será realizada na capital baiana. De acordo com o secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira, o incentivo a esse tipo de evento deve ser intensificado, ao passo que significa a abertura de novos espaços para jogos de raciocínio e estratégia no município.

Suíço – De acordo com a Federação Brasileira de Xadrez, esse é um sistema de disputa criado pelo suíço Julius Muller no final do século XIX. Foi utilizado pela primeira vez em um torneio de xadrez em Zurique, Suíça, dando ao sistema o seu nome.
É hoje o sistema de disputa mais utilizado nos torneios oficiais de Damas, xadrez, squash, Gamão e outras disputas, onde jogadores ou equipes precisam ser colocados em pares, para enfrentarem-se entre si. Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes.
 
Top