test

Prefeito de Ilhéus promete recuperar a Saúde e adotar plano de desenvolvimento sustentável para o município


O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, apresentou a mensagem do Poder Executivo na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, na qual elencou as prioridades da atual administração para o ano de 2017. A sessão foi presidida pelo vereador Lukas Paiva e contou com a presença da deputada estadual Ângela Sousa, do vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal Soub, e demais secretários municipais.

Ao discursar para a bancada de 19 vereadores, Mário Alexandre garantiu a conclusão das obras em andamento e se comprometeu em lutar pela elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável para o município. Entretanto, o maior capítulo da mensagem foi dedicado ao setor de saúde pública, diante das queixas da população e da realidade encontrada pelo prefeito na zona urbana e na zona rural.

O prefeito afirmou que pretende reestruturar o organograma da Secretaria de Saúde e de toda a rede da Atenção Básica do Município, garantindo suprimento de materiais, insumos e equipamentos, além da adequação dos recursos humanos.  “Vamos retomar a reforma e ampliação das unidades básicas de saúde que estão abandonadas com reabertura das salas de vacina nas unidades básicas”, salientou.

Preocupado com a assistência à saúde para as comunidades do interior de Ilhéus, Mário Alexandre disse que adotará todos os programas de atenção básica para a comunidade da zona rural e iniciará a implantação da “Farmácia Viva”, utilizando o espaço do campo para cultivo de plantas medicinais. Ele enfatizou ser fundamental a informatização de toda a rede de serviços das unidades de saúde “para implantação do Prontuário Eletrônico, obrigação legal que já deveria ter sido implantada”.

O prefeito falou em fortalecer a parceria com os mecanismos de controle social, através do Conselho Municipal de Saúde, e incentivar a criação dos Conselhos Locais de Saúde. Ele planeja a completa restruturação do SAMU e a municipalização Hospital Geral Luís Viana Filho, após a inauguração do novo Hospital Costa do Cacau, transformando o equipamento num hospital materno-infantil.

Desenvolver – Mário Alexandre demonstrou preocupação com o crescimento desordenado da cidade. Para ele, crescer é diferente de desenvolver. “Falta-nos a capacidade de desenvolver de forma sustentável, com um planejamento onde o poder público possa oferecer condições dignas para o povo. Crescer e desenvolver são situações distintas. O crescimento com o inchaço da cidade, com ocupações subnormais, com agressão aos manguezais que circundam nossa cidade, com ocupações nas encostas, não é bom. O desenvolvimento sim traz conforto, melhor ambiência e qualidade de vida para nossa gente”, salientou o prefeito.

Share on Google Plus

About WEBRADIOBORGFM

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment