Menu

rato 400x800 0118
HEIKO KIERA/SHUTTERSTOCK
PUBLICIDADE
Se nos últimos dias você passou pelo menos alguns minutos no Facebook, certamente se deparou com o curioso e estranho vídeo de um rato tomando banho. Caso você não tenha visto, aqui está:

Vídeo de rato tomando banho: é de verdade?

PUBLICIDADE
Este vídeo confundiu muitos internautas porque...Bem, o que um rato está fazendo tomando banho? Além disso, é um rato muito estranho, não é? Seu corpo não parece de um roedor e até mesmo seus movimentos são diferentes.

Que animal é esse?

Isso ocorre porque, na realidade, este animal não é um rato, mas um pacarana ou paca: um roedor nativo da América do Sul.
pacarana 400x800 0118
BIGBOOM/SHUTTERSTOCK
PUBLICIDADE
Em uma entrevista à revista Newsweek, o biólogo evolutivo Dallas Krentzel, confirmou a verdadeira identidade desse "rato".
A chave está no tamanho, grande, a cabeça alongada e a ausência de cauda. Ele também apontou o perigo pelo qual este peludo poderia correr em um vídeo que, aparentemente, é inocente e divertido.
É claro que um animal selvagem não sabe o que é tomar banho como os humanos. Portanto, é provável que alguém tenha ensaboado o pacarana, para simular um banho. O que vemos no vídeo não é um animal que está fazendo espuma e se banhando, é um ser que está tentando remover algo estranho que cobre seu corpo.
Hábito não é natural
Krentezel, que investiga roedores na Universidade de Chicago, disse que esse hábito de higiene não é natural nessa espécie, então esse ato viola a segurança do pacarana. Pode até ser considerado desumano.
Pacaranas são animais terrestres que escalam e podem ser noturnos ou diurnos. Eles se alimentam de plantas e, em cativeiro, conseguem viver mais de 10 anos. Conforme observado na Enciclopédia Britânica, pouco se sabe sobre este roedor que vive em florestas tropicais.
Na próxima vez que um vídeo ou fotografia de um animal captar nossa atenção fazendo algo estranho, pode ser conveniente parar para analisar a situação antes de compartilhá-la com nossos amigos. Questione: a integridade desse animal estará em risco?
*Traduzido do artigo original escrito por Lilian Pérez, do VIX Espanhol

Mundo animal

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top