Menu

 Hoje é o dia mundial da luta contra a Aids. E o que isso significa? Significa que a data foi escolhida pela  Assembleia Mundial da Saúde, em 1987, para mobilizar os países a elaborarem campanhas para a prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e à proteção de pessoas infectadas.

É também um mês para combater o preconceito contra a doença, derrubar fake news sobre as IST e, principalmente, estimular a testagem. Dados do Ministério da Saúde indicam que dos 900 mil brasileiros com o vírus, em 2019, 15% deles desconhecia o diagnóstico. Por isso, as últimas campanhas nacionais focam na importância do diagnóstico e da prevenção, fazendo o teste e utilizando sempre camisinha (masculina e feminina.

O Brasil é um dos países que se destaca nesse âmbito. O SUS é reconhecido mundialmente como referência em serviços de prevenção e tratamento de HIV/aids

Dezembro é o mês da cor vermelha, símbolo da campanha na luta contra a aids (Foto: Pexel)

Desde 1996, os brasileiros contam com uma lei federal (9313) que garante o acesso gratuito aos medicamentos antirretrovirais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas vivendo com HIV/aids no país.

Uma vez adotado o tratamento, é possível seguir uma vida com bem-estar. Confira, a seguir, algumas informações do Ministério da Saúde sobre o assunto.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top