Menu

 

 
Foto: Reprodução / Youtube
Foto: Reprodução / Youtube

 

Após reunião com prefeitos de municípios do Extremo Sul da Bahia afetadas pelas fortes chuvas deixaram centenas de desabrigados e resultou em sete mortes, o governador Rui Costa (PT) anunciou em suas redes, nesta segunda-feira (13), a instalação de um governo provisório com a transferência de parte do secretariado à região. Segundo o gestor estadual, a medida visa o acompanhamento de decisões in loco e terá início nesta terça-feira (14).

Rui elencou ainda uma série de medidas do governo para atender a população local. “Hoje vamos enviar um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa para apoiar várias ações que precisam de leis, entre elas decidimos lançar um empréstimo sem juros para todas as lojas e pontos comerciais danificados”, declarou o petista, explicando que a política de isenção de juros vale para crédito até R$ 150 mil. Valores acima terão cobrança de CDI, sem margem de lucro pro banco, enquanto empréstimos até o valor terão subsídio do governo do estado. Além disso, o governador determinou que no mês de dezembro residências e estabelecimentos comerciais das áreas alagadas paguem tarifa social para o consumo de água.

Para a retomada, Rui disse que pedirá à Conder e à Sedur para “agilizar junto aos prefeitos e prefeitas o registro das casas danificadas que precisam de reforma”, para que possa “o mais rápido possível” a reconstrução das casas para que as pessoas voltem a ter dignidade.

Dentre as medidas já iniciadas, o governador informou que sua gestão está recuperando estradas e refazendo a infraestrutura, como a estrada para Jucuruçu e os acessos a Prado e Medeiros Neto, para dar acessibilidade às comunidades indígenas, quilombolas e rurais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top