O Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira (26), a entrega de mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida, utilizadas no tratamento de diabetes tipo 1. A distribuição dos medicamentos será concluída até o próximo dia 9 de julho, conforme estima a pasta.
Os medicamentos foram comprados após cinco meses de negociação com o setor farmacêutico, de acordo com informações do Governo Federal. Anteriormente, a gestão havia tentado duas vezes intermediar a compra das medicações: dois pregões anteriores, em agosto do ano passado e em janeiro deste ano, não receberam propostas.
A antecipação é competência da Saúde e deve-se aos riscos do desabastecimento do remédio motivado pela escassez mundial do produto. Essa carga de 400 mil unidades se soma à de um 1,3 milhão de doses compradas emergencialmente e que vão garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde e de mais de 60 mil pessoas que fazem atendimento no SUS.
O Ministério da Saúde afirmou que as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado”.
0 Comments:
Postar um comentário