Instituto Butantan cria uma pomada capaz de prevenir infecções e evitar queloide nos ferimentos.
É um creme cicatrizante para ajudar na recuperação de feridas.
O estudo teve início em 2010 com o uso do extrato de um fungo para promover a regeneração celular, que é essencial para a cicatrização da pele e evitar queloide, por exemplo. O queloide é uma espécie de cicatriz que surge no processo de cura da pele devido ao excesso de colágeno em machucados, cortes, feridas, queimaduras e cirurgias.
O fungo usado pelos pesquisadores é uma espécie típica do bioma da caatinga e pouco explorado em fórmulas farmacêuticas.
Os especialistas do Butantan descobriram duas moléculas que apresentaram ação antimicrobiana. Eles testaram o creme preparado em feridas e conseguiram comprovar uma melhora da cicatrização e segurança na utilização da substância.
Os resultados do estudo foram divulgados em maio. Os pesquisadores afirmam que o composto também mantém a ferida mais seca, o que reduz as chances de infecção e secreção.
A descoberta já foi patenteada e vendida para uma startup, que agora estuda um meio de produção em larga escala. O pedido de registro para a Anvisa deve ser entregue até o início de 2025.
0 Comments:
Postar um comentário