Farmácias brasileiras têm desempenho abaixo do ideal quando se trata de agradar aos consumidores, conforme mostra um estudo inédito feito pela empresa de tecnologia Harmo. A partir de 65 mil avaliações feitas por usuários do Google entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, o levantamento identificou uma taxa de 25% de reviews negativos. O indíce mais propício seria igual ou abaixo de 5%. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Foram consideradas mensagens sobre 38 redes de farmácias, com 4.375 lojas em todo Brasil (de acordo com o Sebrae, há mais de 122 milno país). As incluídas na análise estão listadas no Google Perfil de Empresas, ferramenta que informa aos internautas sobre milhares de estabelecimentos comerciais em todo o mundo. Entre as três principais queixas sobre as drogarias, estão o horário de funcionamento (citado em 85% dos reviews negativos); a entrega (60%) e o atendimento (31%).
Faltam, ainda segundo a Harmo, respostas às reclamações: somente 11 empresas superaram o patamar ideal de 80% de retorno após às mensagens publicadas na plataforma.
O estudo também indica quais as marcas com melhor e pior avaliação. Das cinco estrelas disponíveis nesse indicativo do Google, a FarMelhor, líder do ranking, conquistou 4,8. Já a Drogaria Tamoio, última colocada, teve nota 3. Do total de 38 marcas, metade ficou abaixo de 4 estrelas.
Já as mais bem posicionadas quanto à capacidade de responder aos que os clientes dizem foram Farmácia Preço Popular, Drogaria Catarinense e Drogasmil.
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