O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para tornar a cultura gospel patrimônio imaterial do estado. No texto, o parlamentar argumenta que “a cultura gospel representa um componente vibrante e diverso do cenário cultural do estado”, além de fomentar a economia criativa.
Na proposta, Jurailton Santos afirma que a cultura gospel desempenha “um papel significativo na formação da identidade local” e contribui para a “coesão social e para a riqueza da diversidade cultural da região”.
“A música gospel, em particular, é um fenômeno cultural de destaque, com influência não apenas no cenário local, mas também nacional e internacional”, destaca.
“A Cultura Gospel tem desempenhado um papel crucial na formação da identidade cultural do Estado da Bahia. Seja por meio da música, das artes visuais, da literatura ou das práticas religiosas, a cultura gospel está intrinsecamente ligada à vivência dos cidadãos da região”, acrescenta.
Para que a cultura gospel seja registrada como um bem imaterial, é necessário instaurar um processo de reconhecimento de bens de natureza imaterial. Na Bahia, o órgão responsável é o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
About WEBRADIOBORGFM
0 Comments:
Postar um comentário