Foto: BMJ Case Reports
Uma mulher de 53 anos passou por uma cirurgia para retirada de um mioma no útero que media 64 centímetros e pesava 27,8 kg. O procedimento foi realizado por médicos do Hospital KK Women's and Children's, em Cingapura.
A ginecologista obstetra Poh Ting Lim contou, em entrevista ao site Live Science, que a paciente só procurou o hospital quando o peso do tumor começou a dificultar sua locomoção. A mulher passava a maior parte do tempo acamada e já apresentava dificuldade para respirar. No entanto, o medo de cirurgias fez com que a paciente demorasse para buscar atendimento médico.
Foi necessário realizar uma histerectomia abdominal total, na qual são removidos totalmente o útero, as trompas e os ovários. A equipe médica fez ainda uma cirurgia plástica para reconstrução da parede abdominal da mulher, que havia se esticado devido ao tumor.
Apesar do tamanho surpreendente, esse mioma uterino não foi o maior já relatado na literatura médica. Em 1888, médicos removeram de uma paciente, após a morte, um tumor que pesava 63,3 kg. Entre pacientes que sobreviveram ao procedimento, o maior mioma pesava 45,5 kg.
0 Comments:
Postar um comentário