Menu

nota

A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) de Ilhéus realizou intervenções nas últimas semanas nas caixas de passagem de drenagem pluvial, localizadas no início da Avenida Soares Lopes e nas caixas localizadas na lateral das instalações do Porto do Malhado. As caixas situadas em frente e na lateral da Concha Acústica que provocavam alagamentos também foram revisadas.

Durante os serviços, a equipe identificou muitas raízes de amendoeiras que ficam no entorno. As raízes de amendoeira trincam o pavimento, obstruem as redes entupindo as manilhas, retendo a areia que naturalmente escoa formando placas de sedimentos, impedindo o funcionamento adequado da rede de drenagem pluvial.

Cabe ressaltar que os alagamentos ocorriam por conta do acúmulo de sedimentos nas raízes das árvores, e também por se tratar de uma região que está próxima à beira de maré. Com o lençol freático alto prejudicou o escoamento das águas das chuvas.

A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil ressalta que Ilhéus é um município litorâneo formado por muitos morros e vales. Nos pontos mais baixos desses vales, o lençol freático é mais alto pois o solo se encontra no mesmo nível do mar ou abaixo.

Nos últimos 30 anos, nenhuma gestão se preocupou, de fato, em elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para tratar sobre pontos prioritários de qualquer gestão: lixo, drenagem pluvial, água e esgoto. Em Ilhéus o PMSB está em fase de concepção por essa Gestão, para contratação da empresa que o elaborará.

Por meio do PMSB, a Prefeitura vai acessar convênios estruturantes com os governos federal e estadual para a construção, por exemplo, de novas redes de drenagem pluvial mais complexas e funcionais para cidades litorâneas.

Por meio do PMSB, a Prefeitura vai realizar obras estruturantes com soluções definitivas para extinção dos alagamentos, trazendo o que há de melhor em tecnologia de drenagem pluvial para o município de Ilhéus.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top