Integrantes da banda Veury Vingadora foram detidos na madrugada deste domingo (6) em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, suspeitos de plagiar a Banda Vingadora, conhecida nacionalmente pelo hit “Paredão Metralhadora”. Um vÃdeo divulgado pela PolÃcia Civil mostra trechos da apresentação.
“Nos deparamos com uma banda pirata, que não é o caso apenas de uma cópia de uma música, mas de todo um comportamento musical, de toda uma presença no palco", disse a delegada adjunta da Delegacia de Repressão aos Crimes contra Propriedade Imaterial (DRCPIM), Valéria Aragão.
A cantora, integrantes da banda e os empresários foram levados para 147ª Delegacia Legal logo após o término do show, que também aconteceu na sexta-feira (5) em Campos dos Goytacazes. De acordo com Valéria Aragão, além do repertório ser o mesmo da banda original, a PolÃcia Civil encontrou outras imitações, como a marca e o nome.
“A vocalista tem caracterÃsticas fÃsicas muito semelhantes à vocalista da banda original, o que demonstra, certamente, má-fé da banda copiadora, até porque eram da mesma cidade", disse a delegada.
A denúncia foi feita pelo advogado da banda original, Leonardo Mascarenhas, que recebeu diversas reclamações de fãs da banda por meio das redes sociais.
“Fãs da banda começaram a noticiar através das redes sociais que estavam indo aos shows e quando chegavam descobriam que não era a verdadeira. Eles começaram a reclamar e, a partir daÃ, a assessoria de imprensa começou a buscar e descobrir se de fato era verdade”, declarou o advogado.
A PolÃcia Civil apurou também que a banda fazia shows em locais mais distantes pra que a imitação não chegasse até o conhecimento do grupo verdadeiro. Depois de serem ouvidos, os músicos foram liberados, mas vão responder por crime contra propriedade industrial e podem responder também por estelionato.
“Se alguém se sentir enganado, alguém que tenham comprado ingresso achando que era a banda Vingadora (original), que compareça à delegacia e, aà sim, poderá estar configurado o crime de estelionato”, afirmou a delegada.
Ainda segundo o advogado da banda Vingadoras, pelo menos oito grupos estão sendo investigados por plágio por todo o Brasil.
“Nós vamos atrás de todas elas, porque não estamos falando somente da questão financeira, mas do respeito ao público da banda Vingadora. Não vamos deixar que nosso público passe por essas situações, como ir ao show achando que vai encontrar a banda verdadeira, o sucesso do Carnaval, assistir a um plágio vergonhoso quando chegar lá”, ressaltou.
http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2016/03/banda-que-imita-vingadora-e-detida-apos-show-pirata-diz-delegada.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar