Menu

Com a proposta de concluir as atividades relativas ao Mês da Mulher, o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (Cram) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), promoveram uma grande ação de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Atividade encerrou mes da mulher em Ilheus
A iniciativa, que ocorreu no centro de Ilhéus, na manhã desta quarta-feira, 30, contou com a distribuição de panfletos informativos e a divulgação dos serviços ofertados pelas instituições, além do apoio de um carro de som.
De acordo com as coordenações dos dois serviços, a ação teve como objetivos específicos divulgar as atividades oferecidas pelos programas e esclarecer dúvidas sobre todas as formas de violência que podem ser cometidas contra a mulher.
Serviços - O Creas Paefi compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e, também, para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O serviço é um projeto do Governo Federal e faz parte dos programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). Sua sede fica localizada na Avenida Uberlândia, nº 555, no Malhado.
Já o Cram é um programa estabelecido através de parcerias entre os governos municipal, estadual e federal. Na unidade de Ilhéus, localizada na avenida Bahia, 174, no bairro Cidade Nova, atua uma equipe técnica especializada, composta majoritariamente por mulheres, que acolhe as vítimas de violência que procuram a unidade espontaneamente e as que foram encaminhadas pela rede de atenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). Os dois serviços           ficam abertos de segunda a quinta-feira, sempre das 8h às 17h.
O Centro oferece acompanhamentos com psicóloga, psicopedagoga, advogada, assistente social e arte-terapeuta com a finalidade de prestar apoio psicológico, jurídico e de empoderamento social para as mulheres vítimas de violência no seio familiar, além de encaminhar os casos notificados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), à rede de saúde e aos órgãos de justiça.

 
Top