Menu

Programa, realizado em parceria com o Governo Federal, recebe menores de idade encaminhados pela justiça


A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus completou, nesta semana, a equipe multidisciplinar que atua no programa Casa Lar, em funcionamento no bairro Savóia, zona norte do município. O grupo de trabalho, agora, é composto por psicólogo, assistente social, monitores sociais, cuidadores e coordenadores e atende atualmente 10 adolescentes. O público alvo é formado por menores de idade encaminhados à residência através da Vara da Infância e que viviam em situações como problemas familiares, vulnerabilidade social.

O serviço está em funcionamento desde novembro de 2013 e proporciona aos jovens abrigados acesso à educação, acompanhamento psicosocial, atividades esportivas e cursos profissionalizantes. O secretário da pasta, Jamil Ocké informa que “há muitos anos Ilhéus pleiteava essa instituição e agora a Casa Lar Masculina é uma realidade no nosso município”.

A coordenadora da Casa Lar Masculina, Mara Borges, destacou que “a equipe técnica avalia as aptidões dos adolescentes para realizar atividades de acordo com as expectativas e desejos deles e criar meios para que possam desenvolver suas habilidades”. Na última semana, quatro adolescentes foram certificados no curso de Montagem de Microcomputador. O curso teve duração de três meses e foi realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da zona norte, em parceria com o Centro Cultural Comunitário Costa do Cacau.

Também de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, a Prefeitura de Ilhéus trabalha em rede para ofertar aos adolescentes acolhidos pelo município e aos que frequentam os grupos de convivência do Cras, um meio para conseguirem mais qualificação para o mercado de trabalho.
 
Top