De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Isaac Albagli, os ônibus são adaptados para circular pelas estradas rurais, que oferecem condições mais severas de trafegabilidade. “Eles contam com suspensão mais alta, pneus apropriados e reforço estrutural que garante maior durabilidade, evitando constantes quebras, o que prejudica a população”. Os veículos contam também com bagageiro, para acomodação de cargas, comumente transportadas por pequenos agricultores que moram no interior.
A renovação da frota específica para a zona rural demonstra o compromisso assumido pela administração municipal e as empresas do sistema em buscar constantemente melhorar a qualidade do serviço oferecido. “Ilhéus tem mais de mil quilômetros de estrada em zona rural e a maior população interiorana da Bahia. Mesmo com baixa frequência de usuários e grandes distâncias entre as localidades e a sede do município, essa população paga a mesma tarifa do perímetro urbano, fato inédito para municípios com as mesmas características”, explica o secretário Isaac Albagli.
Renovação – Em dezembro do ano passado, 20% da frota do sistema de transporte público do município, o que corresponde a 25 ônibus, foi renovada. Com as novas aquisições, dos 120 veículos que atendem à população, 35 são de última geração. O secretário Isaac Albagli estima que “até o fim de 2016, toda a frota seja de carros novos”.
Como parte do compromisso firmado pelas empresas com o poder público, já está em funcionamento, em todos os ônibus que circulam em Ilhéus, o sistema GPS, que integra o Centro de Controle de Operações (CCO), instalado na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Sutran), permitindo ao órgão acompanhar e manter maior controle sobre o fluxo dos ônibus.
Blogger Comment
Facebook Comment