Com o aumento da temperatura, muita gente busca meios urgentes de se refrescar, seja na piscina, na praia ou mesmo sob o friozinho do ar-condicionado. No entanto, mesmo que a ânsia de fugir do calor seja grande, é importante não descuidar da saúde. Todos sabem que se hidratar e usar protetor solar são atitudes imprescindíveis para curtir o verão com segurança, mas acabam esquecendo de proteger alguns dos órgãos que mais sofrem nesta época do ano: os olhos.
“A saúde ocular merece cuidados extra durante o verão, já que nossos olhos são muito sensíveis à radiação solar e a infecções virais e bacterianas”, explica a oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias –RJ.
Apesar de a conjuntivite ser a doença mais comum neste período do ano, quem se expõe ao sol, sem as devidas medidas preventivas, também está suscetível à catarata, ao pterígio, à degeneração macular senil, a tumores da córnea e conjuntiva, e até queimaduras nas pálpebras. Por isso, o uso de óculos de sol adequado, com filtros ultravioleta UVA e UVB, é imprescindível até mesmo por crianças maiores.
Confira a seguir algumas dicas simples listadas pela Dra. Kátia Mello para você não descuidar da sua saúde ocular neste verão:
-Use óculos solar de qualidade com filtros ultravioleta UVA e UVB;
-Procure não se expor diretamente ao sol ou ao vento. Proteja-se com guarda-sol, chapéu ou boné;
-Evite coçar ou levar as mãos sujas aos olhos;
-Procure não se expor diretamente ao sol ou ao vento. Proteja-se com guarda-sol, chapéu ou boné;
-Evite coçar ou levar as mãos sujas aos olhos;
-Evite o contato do seu suor com os olhos;
-Lave bem as mãos e o rosto com água corrente e potável ao sair do mar, rio ou piscina;
-Não divida óculos de sol, toalhas ou outros objetos de uso pessoal com terceiros;
-Não use colírios sem prescrição médica;
-Proteja seus olhos do contato com produtos químicos, como cloro, bronzeador e protetor solar;
-Evite abusar do ar-condicionado, já que a exposição exagerada a este aparelho pode ocasionar a síndrome do olho seco e infecções como conjuntivites, principalmente se for compartilhado com muita gente em um mesmo ambiente
Blogger Comment
Facebook Comment