Menu

realc

Turistas se uniram aos canavieirenses para participar do tradicional cortejo da Levada do Mastro de São Sebastião, festa realizada anualmente no dia 11 de janeiro. O Mastro, ou “Pau de Bastião”, como é chamado carinhosamente pela população, saiu do Cais do Porto, no Sítio Histórico, em direção à praça da Capelinha, onde é erguido pelos carregadores.

Festejo religioso que a cada dia ganha contornos profanos, faz parte do calendário turístico e cultural de Canavieiras e tem sido ampliado a cada ano. Logo após a chegada do Mastro na praça da Capelinha, os carregadores iniciam um giro pela praça, depois colocam a bandeira com a foto de São Sebastião no lado de cima até começarem a erguê-lo e enfincá-lo no buraco.

Enquanto isso, um trio elétrico com as bandas contratadas começam a tocar música, ao passo que são feitos os preparativos para a levantada do mastro. Este ano, para os festejos do Mastro de São Sebastião, a Prefeitura de Canavieiras contratou as bandas Realce, Risco de Amar e Som de Milionário para animar a festa.

No cortejo, a animação também ficou por conta do Grupo de Capoeira do Mestre Galego, o Som Metálico do Sambão do Camarão e as filarmônicas Lyra do Comercio e 2 de Janeiro. Durante todo o percurso, as pessoas se juntam ao cortejo, que chega à praça da Capelinha com mais duas mil pessoas.

O trajeto do Cortejo também é uma tradição: sai do Cais do Porto, passando pelas ruas General Pederneiras, Beco do Himério (Cavalcante), Praça do Cacau, Rua 13 (Octávio Mangabeira) até as imediações do Colégio Osmário Batista, seguindo pela Travessa Getúlio Vargas (Beco da Capelinha), chegando à Praça Armindo de Castro (Capelinha).

 
Top