Moradores da Rua da Horta estão muito preocupados com a existência de focos de reprodução do Aedes aegypit, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Segundo eles, parte da vizinhança não está engajada no combate ao mosquito. Por isso, cobram a presença do poder público para que ações de dedetização e conscientização social sejam realizadas nessa rua do Malhado, zona norte de Ilhéus. “Só na Rua da Horta são oito casos de dengue, inclusive lá em casa (minha esposa e filha)”, disse um morador ao Blog do Gusmão.
De acordo com a comunidade, uma casa desocupada pode ser um dos principais focos de reprodução do Aedes. A residência foi tomada pelo mato. Os moradores querem que agentes da Secretaria de Saúde de Ilhéus façam uma visita ao local.
Recentemente, o ministro da saúde Marcelo Castro disse que o Brasil está “perdendo a guerra contra o Aedes”. A presidenta Dilma Rousseff comentou o assunto e disse que Castro foi mal interpretado. Os números, no entanto, parecem dar razão ao ministro. Em 2015, o País registrou 1,59 milhão de casos de dengue e 3.668 de microcefalia que podem ter relação com o zika vírus.
FONTE:blogdogusmao.com.br
Blogger Comment
Facebook Comment