Plantas alegram, colorem, perfumam, decoram, purificam o ar, trazem sorte… Inúmeras são as qualidades para descrevê-las, principalmente porque, cada vez mais, elas já não estão tão presentes nos cenários urbanos. Cultivar um jardim em casa – ou ao menos uma plantinha, vai! – é um grande benefício em muitos sentidos.
Com a ajuda do Guilherme Cândido e do Adriano Stella, da Aquarela Jardins & Harmonia de Ambientes, o DaquiDali conta quais são as PLANTAS MAIS INDICADAS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE PERSONALIDADES, para que você comece já o seu próprio jardim:
PARA OS ESQUECIDOS: CACTOS, SUCULENTAS E BEGÔNIAS
O aspecto comum entre todas elas é que precisam de POUCA ÁGUA para sobreviver e se adaptam bem à luminosidade e ao sol – cuidado aqui com a begônia, já que a luz não pode incidir diretamente sobre suas flores. As suculentas podem ser regadas uma vez a cada três semanas no inverno e, a cada uma, no verão.
ROMÂNTICOS, ALEGRES E BEM EXTROVERTIDOS: ROSAS E ORQUÍDEAS
“Geralmente, as plantas de cores quentes transmitem alegria e vida, inconscientemente. Por isso, as flores de cores vermelhas, alaranjadas, tais como rosas e orquídeas, transmitem sensações de conexão emocional entre quem dá e quem recebe. Assim, quanto mais sensíveis e delicadas forem as pétalas, mais romance e alegria serão transmitidos”, conta Adriano.
MINIMALISTAS: MARGARIDAS, PALMEIRAS E LÍRIOS-DA-PAZ
Para Adriano, “o conceito básico de minimalismo é que menos é mais”. Se houver espaço e um ambiente aberto onde possam ser plantadas, ele recomenda as margaridas, por serem delicadas, singelas e fáceis de cuidar e, também, as palmeiras. Já Guilherme, indica: “Para espaços fechados, como apartamentos, o lírio-da-paz é uma boa opção, por ser uma planta que se destaca muito individualmente”.
ANSIOSOS: ERVAS COMO VALERIANA, ERVA-CIDREIRA (MELISSA) OU A CAMOMILA – QUE POSSAM SER UTILIZADAS PARA CHÁS – E BAMBUS
“Além de serem boas para beber (as ervas), seu perfume contribui para acalmar e reduzir a ansiedade”, conta Adriano. “Em ambientes fechados, bambus são uma excelente opção, pois são fáceis de cuidar e também passam uma energia muito serena”, complementa Guilherme.
SENSÍVEIS E ALÉRGICOS: ROSAS, NARCISOS, GERÂNIO, CRAVOS, GÉRBERAS, TULIPAS, CACTOS E ORQUÍDEAS
“É interessante informar que pessoas alérgicas devem evitar qualquer tipo de planta que possua flores com grande quantidade de pólen, tal como margaridas, girassóis, crisântemos”, reforça Guilherme.
LOUCOS POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: VALERIANA, CAMOMILA, LAVANDA E CITRONELA
Nesse caso, opte por plantas que não sejam tóxicas aos bichinhos. “A valeriana, por exemplo, é muito apreciada pelos gatos, e por alguns cachorros também, e a ingestão de suas raízes pode transmitir sensações relaxantes e prazerosas”, explica Guilherme. As outras sugestões mantêm pulgas e mosquitos longe, como verdadeiros repelentes naturais.a
APAIXONADOS PELA NATUREZA: TODAS AS POSSÍVEIS!
Os dois estão juntos nesse ponto: “Para apaixonados por plantas, as sugestões são todas possíveis, pois cada planta tem sua beleza e sua personalidade, permitindo a viagem na história colorida que cada planta transmite”. A ressalva vem com relação às orquídeas, para aqueles que realmente gostam de dedicar seu tempo a elas. Existem centenas à escolha e só pegar aquela pela qual o coração bater mais forte.
REGRAS BÁSICAS
O tamanho do jardim depende da planta escolhida. “pode ser desde pequenos vasos para cultivo de ervas, até grandes jardins que comportem palmeiras e outras plantas de grande porte. O importante é que o espaço seja adequado para o bom desenvolvimento das raízes, pois qualquer limitação pode causar enfraquecimento da planta”, conta Guilherme.
É essencial saber que quase todas as plantas precisam de luz para viver; então, escolha um lugar adequado, mesmo que a luz seja indireta (mínimo de três horas por dia). Plantas que precisam de regas constantes, devem receber água na parte da manhã ou após as 16h. Não se esqueça das adubações também, 3 a 4 vezes por ano.
Blogger Comment
Facebook Comment